No Dia Mundial do Cachorro, Canil é entregue no Novo Mangueirão
Espaço foi construído para garantir segurança e dignidade aos seis cães que vivem no estádio desde a pandemia de Covid-19

O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença (Mangueirão) ganhou, nesta terça-feira (26), uma celebração especial em alusão ao Dia Mundial do Cachorro. O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), entregou o novo Canil do Mangueirão, espaço construído para garantir segurança e dignidade aos seis cães que vivem no estádio desde a pandemia de Covid-19.
Os cães chegaram ao Mangueirão durante o período em que o estádio foi adaptado como abrigo para pessoas em situação de rua, no auge da pandemia da Covid-19. Com o falecimento de alguns tutores, os animais permaneceram no local e passaram a receber cuidados diários da equipe do complexo esportivo.
Até então, circulavam livremente pelo estádio, mas agora passam a contar com um espaço próprio e adequado para os dias de jogos e grandes eventos. O novo canil foi construído de acordo com todas as normas legais e técnicas, garantindo bem-estar e segurança. Além disso, cada cão ganhou identidade própria, com nome e crachá, oficializando seu lugar na rotina do Mangueirão.

O secretário de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou a importância da espaço. “Hoje, eles ganham um espaço digno, seguro e cheio de amor. Cada um com nome, crachá e lugar garantido na história do Mangueirão. Neste dia simbólico, reforçamos a importância da adoção responsável, do cuidado com os animais e da luta contra qualquer forma de maus-tratos. Porque o esporte também é sobre respeito, inclusão e humanidade. O Mangueirão é a casa do futebol e, agora, também a casa deles”, afirmou.
A iniciativa reforça o papel social do Mangueirão, que além de ser o principal palco do futebol paraense, também se consolida como espaço de cuidado, respeito e acolhimento aos animais que fazem parte da sua rotina.
O diretor do Mangueirão, Mauricio Bororó, se emocionou ao ver um sonho realizado com a construção do Canil Mangueirão. “Estou muito feliz por esse momento tão importante para os nossos animais. Só tenho a agradecer ao secretário Cássio Andrade e ao Governo do Pará que estão proporcionando tudo isso aos nossos pets”, disse Bororó.
Dia Mundial do Cachorro: O Dia Mundial do Cachorro é comemorado nesta terça-feira (26). A data, criada em 2004 pela especialista em comportamento animal Colleen Paige, surgiu nos Estados Unidos e depois ganhou alcance internacional. O objetivo é promover a conscientização sobre adoção responsável, castração, vacinação e combate aos maus-tratos — além de celebrar a relação afetiva entre os animais e seus donos.