Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIAGNÓSTICO

Conjuntura econômica nacional exige mais planejamento dos Estados

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/08/2015 14h00

A conjuntura econômica nacional aponta, cada vez mais, para a necessidade de planejamento dentro dos Estados. Nesse contexto, a informação é a base para que se possam definir ações capazes de apoiar a expansão da economia local. Esse foi o tom dos discursos durante o lançamento do Boletim Agropecuário 2015, nesta terça-feira, 18, na sede da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca. O levantamento foi elaborado em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa). As duas instituições se preparam, agora, para realizar novos estudos conjuntos, um deles o Boletim do Setor de Pesca e Aquicultura do Estado.

Para ampliar a parceria entre as duas instituições a fim de aumentar a base de dados dos setores agrícola, pecuário e de pesca disponível no Estado, Sedap e Fapespa assinaram termo de cooperação técnica durante o lançamento do Boletim Agropecuário. “Essas informações são importantes ferramentas para o planejamento do futuro que queremos para o Pará”, afirmou o titular da Sedap, Hildegardo Nunes.

O presidente da Fapespa, Eduardo Costa, também destacou a importância da parceria. “Aceitamos o desafio de elaborar o boletim da pesca, assim como estamos trabalhando em conjunto em outros desafios, como a elaboração de um estudo sobre o Marajó visando a elaboração de um plano de desenvolvimento regional, cumprindo o nosso papel institucional de fornecer ferramentas de planejamento para o Estado”, disse Costa.

O lançamento do Boletim contou com a presença do chefe da Casa Civil, José Megale, que representou o governador. “Esses indicadores que estão sendo alçados agora são importantes para saber como estamos e o que projetamos para o nosso futuro”, disse Megale. O chefe da Casa Civil ressaltou a importância do planejamento no atual cenário de incerteza econômica. “Precisamos criar alternativas para crescimento no Pará. O cenário nacional nos aponta para expectativas pouco positivas, que têm impacto na economia local, e o setor agropecuário tem um importante papel na geração de emprego e renda para os paraenses”, avaliou.

O potencial do setor rural paraense para alavancar a economia do Estado também foi destacado por Hildegardo Nunes. “Destoando do que vem acontecendo no restante do Brasil, o setor agropecuário paraense, em sua maioria, vem crescendo de forma contínua e constante. A pecuária bovina e as lavouras de cacau são dois exemplos claros disto. O cultivo de grãos, especialmente soja e milho, também ganham destaque dentro da produção, graças ao trabalho contínuo de fomento dos setores que vêm sendo implementado como política de Estado”, avaliou o secretário.

Hildegardo fez questão de ressaltar que a expansão da produção agrícola e pecuária vem acompanhando a diretriz do governo de atingir a meta de desmatamento líquido zero no Pará. “O que estamos observando é que a atividade agrícola e pecuária se intensificou, crescendo a partir do melhor uso das pastagens e da conversão de velhas pastagens em áreas agricultáveis”.

O Boletim Agropecuário 2015 está disponível online no link http://www.fapespa.pa.gov.br/sites/default/files/Boletim_Agropecuario_do_Estado_do_Para_2015.pdf.