Capacita COP30 lança 12º ciclo de qualificação com mais de 680 vagas em setembro
Programa reforça legado de qualificação profissional para a conferência climática em Belém e oferece cursos presenciais em seis municípios paraenses

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), lança a 12ª fase do programa "Capacita COP30", com início das aulas previsto para 1º de setembro. São ofertadas mais de 680 vagas distribuídas em 17 cursos presenciais nas áreas de turismo, hospitalidade, comunicação e idiomas. As inscrições estão abertas na plataforma oficial do programa: www.capacitacop30.pa.gov.br.
Entre as formações ofertadas, ganham destaque as 80 vagas para o curso de espanhol, voltado a atender a crescente demanda por profissionais bilíngues e em preparação para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que será realizada em novembro. Segundo o coordenador do programa, Andrey Rabelo, a ampliação da oferta de idiomas reforça o compromisso com a inclusão produtiva dos paraenses.
“A cada nova oferta, o Capacita COP30 se afirma como um instrumento estratégico para capacitar os paraenses frente às oportunidades que a conferência em Belém vai gerar. O volume expressivo de certificações não é apenas um número: é a prova de que estamos construindo um legado sólido de conhecimento, de inclusão e de geração de renda, que vai muito além do evento.”

As aulas serão realizadas presencialmente nos polos de Belém, Icoaraci, Soure, Salvaterra, Santarém e Salinas. Além da oferta de Espanhol, os cursos desta etapa incluem:
* Inglês avançado para negócios turísticos;
* Hotelaria e meios de hospedagem;
* Inglês básico para negócios turísticos;
* Oratória;
* Técnicas de excelência na arte de falar em público;
* Marketing e comunicação para cobertura e divulgação de eventos;
* Excelência no atendimento nos serviços em recepcionista; e
* Cozinha amazônica.
Com a nova etapa, o Capacita COP30 ultrapassa a marca de 26 mil oportunidades de certificação ofertadas desde seu lançamento, consolidando a liderança do Governo do Pará na promoção da qualificação profissional voltada à realização da COP30 e ao fortalecimento da economia local.
Serviço:
As inscrições podem ser realizadas na plataforma oficial do programa: capacitacop30.pa.gov.br.
Texto: Carla Couto/ Ascom Sectet