Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE
English Version

Hospital Octávio Lobo participa de campanha de combate ao câncer infantojuvenil

Profissionais da unidade de saúde do Pará reforçam o 'McDia Feliz', em prol de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer

Por Governo do Pará (SECOM)
25/08/2025 16h20

No último sábado (23), o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) participou da 37ª edição do “McDia Feliz”, uma das maiores campanhas do Brasil em prol da oncologia pediátrica e projetos sociais voltados às crianças e adolescentes. A iniciativa, realizada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald (IRM), tem por objetivo arrecadar recursos para fortalecer programas que oferecem assistência e qualidade de vida a pacientes em tratamento oncológico, além de seus familiares.

Durante todo o dia, voluntários estiveram engajados em ações de sensibilização e venda de tíquetes do Big Mac, revertidos integralmente para os projetos apoiados pela campanha. No Hoiol, a mobilização de colaboradores iniciou no dia 11 de julho. 

“Ao todo, 500 tíquetes foram disponibilizados e cada membro da Comissão de Humanização do hospital ficou responsável pela venda de um quantitativo. Além disso, no dia do grande evento, a coordenação de Oncologia Pediátrica comprou outros 300 ‘Big Macs’ para que fossem distribuídos a todos os colaboradores. É uma forma de valorização e agradecimento por atuarem no enfrentamento ao câncer infantojuvenil", explicou a coordenadora de Humanização da unidade, Natacha Cardoso.

O “McDia Feliz” é realizado anualmente e a arrecadação de fundos é destinada ao Instituto Ronald McDonald`s (IRM) e Instituto Ayrton Senna (IAS), responsáveis por investir em projetos voltados à saúde e educação de crianças e adolescentes. Na capital paraense, a iniciativa apoia a Casa Ronald McDonald Belém, que abriga crianças e familiares em tratamento oncológico e que estão fora de suas cidades natais.

O Hospital Octávio Lobo apoia a causa desde 2015, ano em que foi fundado. Para Natacha, participar ativamente da campanha é “abraçar” cada paciente e contribuir com o bem-estar deles e dos familiares. “Muitos pacientes ficam internados por longos períodos. Conhecemos suas rotinas, histórias e desafios. Alguns vêm de outras cidades, outros estados, e precisam do apoio da Casa Ronald McDonald durante o tratamento. É por isso que apoiamos, pois sabemos que a renda é revertida para a sustentabilidade da Casa, garantindo estrutura, alimentação e um ambiente mais acolhedor para os pacientes e suas famílias. A causa nos motiva e todos os colaboradores querem participar, seja vendendo, seja comprando”, afirmou a coordenadora.

A auxiliar de limpeza do Oncológico Infantil, Jéssica Rodrigues, 34 anos, compartilhou a emoção que sentiu ao participar da campanha solidária. “Sinto uma gratidão enorme. Fiquei muito feliz ao ver todos se envolvendo. A causa é muito maior do que qualquer valor e tudo o que fazemos é por amor a essas crianças”. Opinião compartilhada por Fagner Reis, supervisor de Hotelaria e do Serviço de Higiene e Limpeza Hospitalar do Octávio Lobo. “Colaboradores de todos os turnos envolvidos na campanha. A equipe participou e se empenhou bastante", disse Reis.

Natural de Ipixuna do Pará, Marcos Lopes, 27 anos, acompanha o filho Francisco, de 1 ano e quatro meses, no tratamento contra a leucemia. Há seis meses a família precisou mudar para capital paraense e contou com o apoio do projeto social. “A casa nos recebeu bem e foi bem acolhedora. Além disso, tem a alimentação, transporte, que é muito importante para a gente. Vejo que é uma casa que está ali para ajudar no que você precisar e eu agradeço muito por isso”, disse Marcos.

Há um ano e meio a dona de casa Mauriceia Alencar, 47 anos, acompanha o tratamento oncológico da filha Géssica, diagnosticada com câncer de tireoide. Moradoras de Novo Repartimento, município do sudeste paraense, buscam acolhimento regularmente na Casa Ronald Belém. “Eu vou para a minha casa, fico cerca de 15 dias, e volto a Belém. É por isso que eu agradeço muito a todos que compraram os tíquetes. Em nome da minha filha e de tantas crianças e famílias que precisam, eu agradeço.”

“Estamos há 1 ano e 7 meses em Belém. A instituição Ronald nos acolheu com todo amor e profissionalismo. Todos ali se tornaram a nossa segunda família. Não tenho do que reclamar, as refeições são todas nos horários corretos e eles ajudam até em produtos de higiene tanto para o hóspede como para o acompanhando. Sou muito grata e me sinto muito acolhida e protegida nesse lar", afirmou a tucuruiense Nayane Braga, 21 anos, mãe de Eloysa, 4 anos, em tratamento no Hoiol contra a Leucemia Linfoblástica Aguda de células B.

“Para nós, da Casa Ronald McDonald Belém, a parceria com o Hoiol é fundamental. O McDia Feliz não é apenas uma campanha de arrecadação, mas sim um movimento de união por uma causa muito maior: oferecer esperança e qualidade de vida para crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. Ter o hospital como parceiro fortalece ainda mais essa missão, porque juntos conseguimos ampliar o impacto e chegar a mais famílias que precisam de cuidado e acolhimento. Essa união mostra que quando instituições caminham lado a lado, a solidariedade se transforma em resultados reais e em vidas transformadas", concluiu Rosa Pires, presidente da Casa Ronald McDonald Belém.

Serviço: Credenciado como Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o Hoiol é referência na região amazônica no diagnóstico e tratamento especializado do câncer infantojuvenil, na faixa etária entre 0 e 19 anos. Atualmente a unidade, gerenciada pelo Instituto Diretrizes (ID), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), atende mais de 900 pacientes oriundos dos 144 municípios paraenses e estados vizinhos.  

Texto: Ellyson Ramos - Ascom Hoiol