Codec realiza primeira reunião com operadora logística do setor de mineração
Encontro discutiu incentivos fiscais, expansão logística e novas parcerias para impulsionar a política industrial do Governo do Pará
Com posição estratégica para se consolidar como um dos principais corredores logísticos e produtivos do Brasil, o Pará tem ampliado articulações para atrair novos investimentos e fortalecer sua política industrial. Nesse contexto, a Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou, nesta segunda-feira (25), a primeira reunião on-line com representantes da LogSup, operadora logística com atuação nacional e forte presença no setor de mineração. O diálogo marcou o início de uma aproximação voltada à expansão de empreendimentos nos distritos industriais e em outras regiões produtivas do Estado.
O diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina, ressaltou que a missão da Companhia é estruturar áreas produtivas e criar condições favoráveis para a instalação de empresas. Também participaram da reunião a gerente de Atendimento a Novos Negócios, Sabrina Sena, e o gerente de Relações Institucionais, Augusto César Anunciação, que reforçaram o apoio institucional da Codec a novas iniciativas.

O coordenador do Grupo de Acompanhamento de Projetos Incentivados (Gapi) da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Marcus Vinicius Matos Paes, apresentou os mecanismos de incentivo fiscal do Governo do Pará, que podem chegar a 95% e, em empreendimentos no Arquipélago do Marajó, a até 100%. Foi ressaltado ainda que os projetos são avaliados por critérios de sustentabilidade, inovação e tecnologia, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (Organização das Nações Unidas).
Ação integrada - A Codec destacou a importância da integração entre os órgãos estaduais para fortalecer o ambiente de negócios. “A atuação conjunta da Sedeme e da Codec é fundamental para ampliar a atratividade do Pará. Quando unimos esforços, conseguimos oferecer às empresas um suporte ainda mais sólido, tanto no campo da infraestrutura quanto na concessão de incentivos”, afirmaram os gestores da Companhia.
Representando a LogSup, o fundador e presidente Marcelo Loturco informou que a empresa tem interesse em expandir no Pará, onde inaugurou recentemente uma filial em Parauapebas, na região Sudeste. Segundo ele, a LogSup já atua nas três plantas da Vale no Estado, com cerca de 90 funcionários, e possui novos projetos em negociação que podem elevar esse número para até 250. O gerente-geral Fernando Davanzo e o gerente executivo-financeiro Valter Tiba também participaram do encontro.
Com essa agenda de prospecção, a Codec reafirma seu papel de atrair investimentos, estruturar distritos industriais e impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do Pará.