Setur e Braztoa realizam "Pará Day” para conectar operadores de turismo às experiências do Estado
Evento reuniu operadores para conhecer novidades do destino, gerar negócios e vivenciar a gastronomia paraense

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) promoveram na quarta-feira (20) o Pará Day, encontro exclusivo que reuniu operadores associados da entidade para uma imersão no potencial turístico e cultural do Estado. O evento foi realizado na Casa do Saulo, em São Paulo, e reuniu 48 operadores de viagens, nacionais e internacionais.
O evento apresentou novidades e experiências do Pará, com destaque para seus atrativos naturais, culturais e gastronômicos, além de proporcionar momentos estratégicos de capacitação, networking e conexões. A programação incluiu apresentação das novas experiências do destino, capacitação sobre o Pará para apoiar vendas e promoção junto ao mercado, conexão com empresários locais e almoço com experiência gastronômica conduzida pelo chef Saulo Jennings, no restaurante Casa do Saulo, referência na culinária amazônica.
A diretora de Produtos Turísticos da Setur, Alessandra Pamplona, fez uma capacitação de destino sobre conexões aéreas e hidroviárias do Pará com os principais segmentos, natureza, cultura e gastronomia, além de malha hoteleira. Os representantes das experiências também fizeram apresentação.

"O Pará Day é mais uma demonstração de como a parceria com a Braztoa amplia as oportunidades de apresentar o Pará ao mercado. Estamos falando de capacitação, aproximação com operadores nacionais e internacionais e de uma vitrine para os diferenciais do Estado. Este movimento estratégico ajuda a consolidar o destino em novos roteiros e ampliar o fluxo de visitantes. A gastronomia é um dos cartões de visita mais fortes do Pará, e ter o chef Saulo Jennings, embaixador gastronômico da ONU Turismo, conduzindo essa experiência, mostra como nossa culinária é identidade, história e inovação. A cada prato, transmitimos a riqueza cultural do nosso povo e fortalecemos o turismo de experiências. Iniciativas como o Pará Day reforçam a preparação do Estado, mostrando ao mundo nossa biodiversidade, capacidade de gerar negócios e de transformar o turismo em desenvolvimento sustentável, emprego e renda para a população", afirma o secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa.

Parceria - A parceria entre Braztoa e Setur Pará vem se fortalecendo desde o ingresso do Estado como associado parceiro em 2024. De lá para cá, a cooperação gerou resultados expressivos: em 2025, o Pará será palco do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e se destacou como o Estado com o maior número de iniciativas inscritas e semifinalistas. Há poucas semanas, a Braztoa também participou do 1º Seminário Rumos – Turismo Pós-COP30, apresentando uma das palestras, além de outras ações que reforçam a presença e competitividade do destino no mercado nacional.
“Essa parceria com a Setur Pará envolve uma série de ações estratégicas e trocas importantes, que vêm desenhando e moldando uma aproximação consistente do destino com as operadoras de turismo brasileiras. O encontro de hoje foi um momento exclusivo e especial para reforçar essa relação, apresentando em primeira mão as novas experiências e destacando alguns dos destinos do Estado, além de aproximar nossos operadores de empresários locais, criando oportunidades para parcerias e negócios, que faz parte de um compromisso amplo de inserir a região na prateleira de produtos das principais operadoras. Foi uma oportunidade de compartilhar conhecimentos e vivenciar, pelos sabores do Pará, toda a autenticidade e identidade paraense - elementos que certamente estão entre os grandes atrativos e experiências turísticas do Estado”, afirmou Marina Figueiredo, presidente executiva da Braztoa.
Para a presidente, a ação reforça o compromisso da Braztoa em criar conexões relevantes entre destinos e o mercado, valorizando a autenticidade e diversidade do turismo brasileiro e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do setor.