Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Detran realiza abordagens educativas em alusão ao Dia do Cicilista

Colisão envolvendo ciclistas no Estado reduziram em aproximadamente 17,7% entre 2023 e 2024

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
19/08/2025 16h50

O ciclismo tem se consolidado não apenas como uma atividade de lazer e esporte, mas também como um meio de transporte sustentável e essencial para a mobilidade. Para comemorar o Dia Nacional do Ciclista, comemorado nesta terça-feira, 19, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) realizou abordagens educativas em vias públicas de Belém. O objetivo foi conscientizar sobre a importância de respeitar esse segmento. 

A primeira ação iniciou às 6h da manhã com o atendimento de 170 ciclistas que passavam pela avenida Bruno Secchi com a Centenário, além de outros veículos que também receberam orientações sobre a importância do respeito e empatia com os ciclistas. Durante a parada educativa na ciclofaixa os agentes de educação do Detran e da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém (Segbel) realizaram orientações sobre segurança e sustentabilidade e distribuíram sacolas sustentáveis, cordão refletivo e um apito de segurança. À tarde, foi a vez dos ciclistas trabalhadores receberem as orientações do Detran na avenida Augusto Montenegro.

Celina Koury, coordenadora de educação para o trânsito

“As atividades foram idealizadas para chamar a atenção de todos sobre o papal fundamental dos ciclistas na mobilidade das cidades. Para eles, orientações de segurança e proteção na via, e para os motoristas de carros e motocicletas a conscientização para o respeito à ciclofaixa”, explica a coordenadora de educação do Detran, Celina Koury. 

As ações educativas do Detran reforçam os objetivos estabelecidos pela Lei nº 10.966/2025, sancionada em maio deste ano pelo governador Helder Barbalho, que institui a política estadual de incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte. Entre os objetivos da lei, está a promoção de campanhas educativas voltadas para o uso da bicicleta. Além disso, as abordagens do órgão têm como principal foco a segurança viária e a harmonia entre todos os usuários do trânsito.

Mobilidade e segurança - A data alusiva aos ciclistas, oficializada em 2017, é mais do que uma simples celebração, é um marco instituído em memória de Pedro Davison, ciclista brasiliense que faleceu em 2006, aos 25 anos, em um acidente enquanto pedalava no eixo sul da cidade.

A bicicleta, para muitos, representa a solução para o deslocamento diário, especialmente para aqueles que buscam alternativas mais econômicas e eficientes para chegar ao trabalho ou realizar suas atividades. É o caso de João Silva, 35 anos, que utiliza sua bicicleta como principal meio de transporte para ir ao seu emprego em uma empresa de logística na capital. "Antes, eu gastava muito com transporte público e, muitas vezes, o trajeto era demorado e cansativo. Com a bicicleta, ganhei mais liberdade, economizei dinheiro e ainda faço um exercício diário", conta João, que pedala cerca de 10 km por dia. 

Essa ascensão da bicicleta como modal de transporte é refletida em dados recentes que indicam uma melhoria na segurança viária. De acordo com os dados do Detran, o número de colisões envolvendo bicicletas apresentou uma redução significativa. Em 2023, foram registradas 875 colisões, enquanto em 2024, este número caiu para 715 ocorrências, uma diminuição de aproximadamente 17,7%. “Essa tendência positiva aponta para um maior cuidado por parte de todos os usuários das vias. Comprova, ainda, o resultado do trabalho educativo permanente que o Detran vem realizando para levar mais conscientização em todo o estado”, destaca a diretora-geral do órgão, Renata Coelho. 

O Detran tem atuado ativamente para incentivar esse novo meio de transporte, promovendo campanhas educativas e projetos de conscientização voltados para a segurança dos ciclistas. A redução nos índices de colisões é um reflexo desse esforço conjunto, que visa criar um trânsito mais seguro e inclusivo para todos.

Arnaldo Villar Pantoja, diretor da Federação Paraense de Ciclismo na diretoria de Ciclomobilidade e Cicloturismo e Coordenador da União dos Coordenadores de Bike do Pará (UCBPA), ressalta que a data "busca conscientizar a sociedade sobre os desafios enfrentados pelos ciclistas e promover a reflexão sobre a necessidade de um trânsito mais seguro e respeitoso. Conscientizar sobre a importância da segurança viária e promover a bicicleta como um meio de transporte sustentável e saudável".  No Pará, a comemoração coincide com o aniversário da Federação Paraense de Ciclismo, fundada em 1977, reforçando a longa trajetória do ciclismo no Estado.

Detranzinho - A programação foi diferente hoje no espaço do Detranzinho, em especial ao Dia do Ciclista. O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) recebeu 26 crianças e adolescentes da Usina da Paz da Cabanagem, na faixa etária de 6 a 12 anos, com um cronograma de atividades pedagógicas relacionadas ao Dia do Ciclista, com foco na conscientização e no meio de transporte sustentável.

Carlos Daniel, 10 anos

O aluno Carlos Daniel, 10 anos, contou tudo o que aprendeu na atividade do Dia do Ciclista e destacou como foi divertido participar ao lado dos amigos. “Hoje aprendi algumas coisas sobre as faixas, sobre como andar de bicicleta, como respeitar o trânsito, os sinais que nós, ciclistas, podemos fazer e sobre como observar melhor o movimento das ruas. Está sendo muito legal estar aqui com meus amigos. Às vezes vou de bicicleta para as atividades e saber o certo sobre o ciclista é bem melhor, como, por exemplo, atravessar uma rua olhando para os dois lados”.

Na palestra interativa, eles puderam assistir a um pequeno vídeo sobre o Dia do Ciclista, que apresentou abordagens lúdicas, e também participaram de várias brincadeiras no minicircuito do Detranzinho. Os agentes de educação ajudaram os pequenos a aprender como se comportar nas vias de bicicleta, quais são seus deveres e o que não pode ser feito, para auxiliar na locomoção.

Vando Silva, diretor da Usina da Paz da Cabanagem

O diretor da Usina da Paz da Cabanagem, Vando Silva, comentou sobre a importância do convite para trazer as crianças à atividade do Dia do Ciclista. “Recebemos o convite do Detran e hoje estamos aqui no Detranzinho. As crianças vieram participar da programação e é muito importante orientá-las sobre como se portar nas vias, não apenas em ruas de grande fluxo, mas também nas ruas próximas à nossa comunidade, a Cabanagem. Além disso, dicas sobre sinalização e como agir em situações envolvendo carros e motos, já que a maioria delas utiliza a bicicleta para chegar até a Usina. Essa conscientização é fundamental para nossos ciclistas mirins”, destacou.

Para garantir que a experiência de pedalar seja segura e prazerosa, alguns itens são indispensáveis:

-Capacete: Essencial para a proteção da cabeça em caso de quedas.

-Iluminação: Faróis dianteiros brancos e lanternas traseiras vermelhas, especialmente importantes para pedalar durante a noite ou em condições de baixa visibilidade.

-Sinalização: Mãos e braços para indicar mudanças de direção.

-Roupas claras e refletivas: Aumentam a visibilidade do ciclista para os motoristas.

-Manutenção da bicicleta: Pneus calibrados, freios em bom estado e corrente lubrificada são cruciais para a segurança.

Texto: Maria Helena Gennigs e Anna Kelly Saraiva / Ascom Detran