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TURISMO

Setur capacita comunidade quilombola em Igarapé-Açu

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/08/2015 11h57

A Secretaria de Estado de Turismo (Setur) conclui nesta sexta-feira, 21, os cursos de capacitação em “Boas Práticas e Manipulação de Alimentos” e “Estamparia Afro”, ofertados a moradores da comunidade quilombola “Nossa Senhora do Livramento”, no município de Igarapé-Açu. As atividades integram o plano de desenvolvimento e estruturação da Rota Turística Belém-Bragança  O encerramento dos trabalhos, realizado pelo Programa Estadual de Qualificação do Turismo (PEQTur), contará com a presença do titular da Setur, Adenauer Góes.

Realizados entre os dias 17 e 21 de agosto, os cursos tem como objetivo principal aprimorar a produção artesanal e de alimentos, uma vez que estas são as principais fontes de geração de renda da comunidade local e, futuramente, estarão à disposição dos visitantes que percorrerem a Rota Turística Belém-Bragança, promovendo o desenvolvimento econômico e social ao longo desse percurso.

O PEQTur parte da premissa que é necessário oferecer aos profissionais dos diversos segmentos do turismo uma ferramenta capaz de aumentar a eficiência, aprimorar a qualidade dos serviços prestados e ampliar sua competitividade, com vistas a integrar, favoravelmente, o produto turístico e contribuir para o desenvolvimento do setor no Estado, atentando para as especificidades e padrões culturais dos polos turísticos, numa perspectiva de empregabilidade, melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento sustentável.

Rota - A rota turística e cultural Belém-Bragança, que parte da capital e segue pela rodovia BR-316, é composta por 13 municípios do polo turístico Amazônia Atlântica. O processo passa pela organização do Estado, mas congrega tanto o empresariado como a população dessas localidades em torno da promoção do desenvolvimento, a partir de uma estratégia que traga cada vez mais impactos positivos à economia. A ideia é que o fluxo que passa pela BR-316 possa ser desviado de maneira a expor os atrativos dos municípios por meio da sinalização turística, promoção e divulgação da rota, além de informações disponibilizadas a partir de aplicativos móveis, que servirão para estimular e motivar as pessoas a conhecerem esses destinos.

As oportunidades de negócios são muitas. Incluem restaurantes, polos ceramistas, pontos de venda de artesanato, centros hortifrutigranjeiros, comércio de iguarias regionais (como queijo caseiro, doces, compotas e outros) e balneários, que poderão se beneficiar diretamente com a ampliação do fluxo de visitantes em seus municípios.