Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMATER

Dia de Campo viabiliza cadeia produtiva do leite em Aurora do Pará

Por Redação - Agência PA (SECOM)
20/08/2015 13h24

Cento e vinte agricultores familiares de Aurora do Pará, no nordeste paraense, são aguardados para participar do Dia de Campo sobre a implementação da tecnologia de pastejo rotacionado para criação de gado bovino com aptidão leiteira, que será realizado pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), nesta sexta-feira, 21. O objetivo do evento é demonstrar aos agricultores familiares as vantagens de adoção de novas tecnologias para incentivo à cadeia produtiva do leite.

O evento acontecerá no sítio Arauaí, na comunidade Sítio Verde, a 20 km da sede do município. No local, uma Unidade Demonstrativa sobre pastejo rotacionado foi implantada pelo órgão estadual em fevereiro de 2014.

O Dia de Campo terá início às 8 horas, composto de três estações onde o público será contemplado com informações sobre preparo de área, seleção de semente para pastagem, correção do solo, instalação do pastejo rotacionado na propriedade, custos e benefícios da tecnologia, além de orientações sobre crédito rural.

Na ocasião, serão assinados dez contratos de financiamento rural, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar (Pronaf), na linha Mais Alimentos, que somados totalizam R$ 330 mil para investimento na pecuária mista (corte e leite), principal atividade da economia local. Os recursos foram viabilizados através de projetos técnicos elaborados pela Emater e liberados pelo Banco da Amazônia.   

“A expectativa é de que o produtor que passe a utilizar a tecnologia do pastejo rotacionado aumente entre 80 a 100% a sua produção leiteira no prazo de um ano”, estima o técnico em agropecuária e chefe do escritório local da Emater em Aurora do Pará, Antônio Corrêa.

O pastejo rotacionado é uma tecnologia em que as áreas são divididas em piquetes, submetidos a períodos alternados de pastejo e descanso, tendo como grande vantagem o maior controle sobre o pasto.