Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Secretário Nacional de Segurança Pública visita Comando da PM em Belém e apresenta investimentos estratégicos no enfrentamento ao crime

Pará recebe novos equipamentos da Senasp e firma adesão a projetos de qualificação e câmeras corporais

Por Tarcya Amorim (PMPA)
12/08/2025 20h15

Nesta terça-feira (12), o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, junto à equipe do Ministério da Justiça, realizou uma visita institucional e técnica ao Comando-Geral da Polícia Militar, em Belém, e apresentou os investimentos viabilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) por meio do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Na solenidade, também foram assinados dois Termos de Adesão aos Projetos Nacionais de “Qualificação do Uso da Força” e “Câmeras Corporais”, destinados à Polícia Militar do Pará.

Assinatura do Termo de Adesão ao Projeto

A adesão ao Projeto Nacional de Câmeras Corporais é uma iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que visa implementar e padronizar o uso do equipamento nas forças policiais do país.

O termo, assinado pelo Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Luiz Sarrubbo, pelo Secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Fialho Machado, e pelo Comandante-Geral da PM do Pará, coronel José Dilson Melo de Souza Júnior, estabelece cooperação mútua para a execução das ações previstas no plano de trabalho, incluindo aquisição de equipamentos, capacitação de agentes, regulamentação do uso e monitoramento dos resultados.

O projeto busca ampliar a transparência, fortalecer o controle social e qualificar o uso da força, alinhando o Pará às diretrizes nacionais de segurança pública. O termo tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado.

“É uma honra receber o Secretário Nacional de Segurança Pública e sua equipe aqui no Comando-Geral da Polícia Militar do Pará. Essa visita reforça o compromisso conjunto de fortalecer a segurança em nosso estado.

A assinatura dos Termos de Adesão aos Projetos Nacionais de ‘Qualificação do Uso da Força’ e ‘Câmeras Corporais’ é um passo importante para garantir mais transparência e eficiência nas nossas ações. Os novos equipamentos e embarcações entregues vão ampliar nossa capacidade operacional, protegendo melhor a população e nossos policiais.

Agradeço ao Ministério da Justiça e à Secretaria Nacional de Segurança Pública pela parceria e apoio contínuo”, explanou o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior.

Na ocasião, o Secretário Nacional de Segurança Pública e equipe realizaram uma vistoria técnica nos equipamentos entregues e destinados à Polícia Militar do Pará em 2025. Entre eles estão: 200 armas eletroeletrônicas, 2.000 cartuchos energizados (alcance mínimo de 7,5 m), 200 cartuchos inertes para treinamento, 200 baterias, 200 coldres, espargidores, coletes balísticos, porta-cartuchos, maletas rígidas, viaturas blindadas, traje antibomba e uma lancha rápida de 200 HP de potência.

"O Projeto de Uso da Força deixa muito claro que a ideia do Ministério da Justiça e da Segurança é ter uma polícia de excelência, preparada, com diversos instrumentos e com uso escalonado da força, com armamentos não letais quando forem suficientes para a proteção da vida, e com armamentos letais quando forem necessários para exercer a segurança pública e proteger também a vida dos inocentes. Esse é o nosso trabalho, essa é a nossa missão, uma missão que temos procurado levar adiante sempre com muita cautela, cuidado e responsabilidade, destacou o Secretário Nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.

Mais investimentos
- Durante a agenda, o Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), recebeu duas novas embarcações com motor de 200 HP de potência, viabilizadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. As lanchas visam fortalecer as ações do Plano Amazônia: Segurança e Soberania – Plano AMAS, ampliando as ações de segurança pública e o enfrentamento ao crime organizado no estado.

As embarcações possuem seis metros de comprimento, capacidade para quatro pessoas, GPS, ecobatímetro, sirene, giroflex, coletes salva-vidas, capota, kit de salvatagem náutico e carreta rodoviária. O investimento totalizou R$ 1.156.000,00.

O Secretário de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Ualame Machado, destacou a relevância da articulação entre as forças e dos investimentos para o Estado. “É importante estar sempre pregando e promovendo a integração das forças de segurança. O Secretário Nacional de Segurança Pública, Mario Sarrubbo, esteve aqui conosco hoje, em uma agenda que contemplou a vistoria de entregas feitas pela Senasp, além da formalização de novas entregas de equipamentos para a Polícia Militar do Pará. Formalizamos também dois importantes termos de adesão para os cursos do uso progressivo da força, um recurso fundamental para ampliarmos o uso das câmeras corporais por nossas forças de segurança. Já utilizamos essas câmeras, e agora, com o repasse do Ministério da Justiça, poderemos ampliar esse número pelos próximos dois anos, aumentando a quantidade de policiais equipados no estado. Essa parceria e investimento são de extrema importância para a segurança pública do Pará", finalizou.