Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEDAP

Pescadores de Salinópolis recebem treinamento para o transporte de caranguejo

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/08/2015 14h17

Uma tecnologia para acondicionamento e transporte de caranguejo está ajudando a mudar o cenário da atividade extrativa no Pará. Com ela, é possível não apenas reduzir a pressão ambiental provocada pela extração dos caranguejos nos manguezais, mas também gerar benefícios sociais e econômicos para as colônias pesqueiras e comunidades extrativistas. A técnica foi desenvolvida por profissionais da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e vem sendo difundida desde 2011. Na segunda-feira, 24, em Salinópolis, chegará a 50 o número de cursos de extensão realizados pela Secretaria para disseminação desta prática sustentável.

Apesar de inovadora, a técnica é muito simples e foi desenvolvida a partir de conversas com pescadores e da observação do trabalho dos extrativistas nos manguezais pelo técnico em Gestão de Pesca e Aquicultura, Patrick Passos. “Procuramos reproduzir no acondicionamento para o transporte o ambiente das tocas dos caranguejos”, explica. Os animais são transportados em basquetas plásticas cobertas com camadas de esponja umedecida. Com isso, é possível reduzir a mortalidade no transporte de 55% para menos de 2%. Isso aumenta a oferta de estoque do produto para negociação de preço, o que garante às comunidades que já utilizam a técnica um aumento de até 50% na renda obtida com a extração.

O curso 50 vai ser realizado no período de 24 a 28 de agosto e deverá capacitar 100 pescadores. De abril de 2011, quando os cursos começaram, até hoje, 2,2 mil pescadores já receberam treinamento. Deste total 80% são moradores de comunidades nas Reservas Extrativistas do litoral paraense.