Mutirão reúne serviços de cidadania e saúde e facilita acesso a documentos essenciais
Ação organizada pela Procuradoria-Geral do Estado celebra os 40 anos da instituição com atendimentos gratuitos à população

Em comemoração aos 40 anos da Procuradoria-Geral do Estado do Pará (PGE), um Mutirão de Cidadania e Saúde foi realizado em Belém neste sábado (09). A iniciativa, organizada pela PGE em parceria com as secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), e Defensoria Pública do Estado (DPE), ofereceu gratuitamente emissão de documentos, serviços jurídicos e atendimentos em saúde para a população.
A procuradora Camila Farinha explicou que a ação faz parte de uma série de eventos comemorativos. “Essa é a nossa primeira Ação Cidadania e Saúde. Reunimos parceiros para oferecer serviços essenciais, como emissão de certidões, RG, retificação de documentos, vacinação e orientação jurídica. É uma forma de garantir, de maneira mais rápida e acessível, direitos que muitas vezes são difíceis de resolver durante a semana”, informou.

A costureira Carla Jaliveira Silva aproveitou a oportunidade para cuidar da saúde e atualizar a documentação. “Vim fazer testes rápidos e também tirar minha Identidade. É muito importante ter esse tipo de ação para a comunidade, porque nem sempre conseguimos cuidar desses serviços durante a semana”, afirmou.

Para Rosalina de Araújo Ferreira, moradora de Ponta de Pedras, no Arquipélago do Marajó, o mutirão ajudou a resolver uma situação que se arrastava há meses. “Vim registrar minha filha no nome do pai. Na minha cidade não tem esse serviço, e o processo poderia demorar até um ano. Aqui foi muito mais rápido. É um presente de Dia dos Pais para a nossa família”, contou.
Atendimento jurídico - O atendimento também beneficiou pessoas que enfrentavam questões jurídicas sensíveis, como a professora Juliane Veiga, que fez o registro tardio de óbito da mãe. “Não consegui resolver antes, e soube dessa ação pelos canais de comunicação. Esse tipo de atendimento é como uma luz no fim do túnel. A Defensoria Pública está prestando um serviço perfeito, que ajuda as pessoas a resolver situações dolorosas de forma mais acessível”, disse Juliane.

De acordo com Paulo Lhamas, coordenador do atendimento da PGE, os serviços da Defensoria Pública facilitam a rotina da população mais vulnerável, que não consegue arcar com custos de documentos que chegam a R$ 300,00.
“Temos emissão de RG no mesmo dia, segundas vias de certidões, serviços jurídicos, como confissão de paternidade, divórcio e retificação de documentos. Também emitimos CPF, título de eleitor e até carteirinha de animais. A Defensoria atua para socorrer a população mais vulnerável, que não consegue arcar com custos altos de documentação. Hoje realizamos ações simultâneas em Belém (incluindo o distrito de Mosqueiro) e Ananindeua”, informou.

O mutirão reforçou a importância da atuação conjunta dos órgãos para levar cidadania e direitos básicos a quem mais precisa. “É uma união de esforços institucional. Várias instituições do Estado do Pará reunidas para garantir, de uma forma mais fácil, mais célere, serviços para a população”, completou a procuradora Camila Farinha.