Artran garante transporte aquaviário seguro a mais de 150 mil passageiros na Operação Verão 2025
Balanço destaca atuação da Agência de Regulação com fiscalização intensa, garantia de direitos e segurança durante o mês de julho
A Operação Verão 2025 registrou um dos meses mais movimentados no transporte aquaviário intermunicipal no Pará. De acordo com o balanço divulgado nesta quinta-feira (7), pela Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos (Artran), 152.018 passageiros foram transportados pelos rios somente em julho, período das férias escolares.
Na primeira quinzena (1º a 15), o sistema atendeu 70.803 passageiros, com 7.638 gratuidades, 1.169 crianças levadas no colo e 12 ocorrências registradas. Já entre os dias 16 e 31 de julho, foram 81.215 passageiros, 9.127 gratuidades, 1.641 crianças no colo e 14 ocorrências.

O diretor-geral da Artran, Luciano Dias, destaca que “a Operação Verão é um dos momentos em que a Agência demonstra sua missão de regular e fiscalizar o transporte intermunicipal para garantir segurança, acessibilidade e respeito aos direitos do cidadão. Nosso compromisso é estar presente onde o passageiro mais precisa”.

Movimentação - O levantamento mostra que o Terminal Hidroviário de Belém concentrou o maior fluxo, com mais de 55 mil passageiros. Em seguida, vieram o Porto Barcarena Expresso (Ver-o-Peso), com quase 20 mil embarques, e o Porto Amazonat (Ver-o-Peso), que somou mais de 17 mil.
“No transporte hidroviário, intensificamos a fiscalização para coibir irregularidades e dar tranquilidade às famílias que utilizam os portos durante as férias. Os números mostram que conseguimos assegurar viagens mais seguras e organizadas para milhares de usuários”, informa o diretor de Fiscalização da Artran, Wildson Mello.

Em julho, a Artran registrou 26 ocorrências. As principais foram relacionadas à negação de gratuidades e ao transporte irregular de botijões de gás em caminhões fechados. Atrasos também foram registrados, justificados por fiscalizações da Marinha, abastecimento das embarcações e o intenso movimento de passageiros nos embarques.
Para o coordenador Técnico do Aquaviário, Waldemar Frazão, os resultados confirmam o compromisso da Agência com a segurança. “Nosso papel é assegurar que cada passageiro viaje com dignidade, tenha direito à gratuidade e possa ir e vir em segurança, conforto e agilidade”, afirma o coordenador.
Serviço: Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos.
- Canais de Atendimento (geral): [email protected] ou [email protected]
- Canais da Ouvidoria: (91) 98418‑6173, disponível também como WhatsApp
- Atendimento presencial: sede da Artran, na Rua dos Pariquis, nº 1907, bairro Batista Campos, ou nos terminais rodoviários em todo o Estado.