Mototaxistas ganham linha de crédito para financiar veículos e equipamentos
Foi assinado, no final da tarde da última sexta-feira, 21, na Prefeitura Municipal de Belém, o termo de cooperação dos programas de microcrédito Credcidadão em parceria com o Fundo Ver-o-Sol, com o objetivo de estabelecer aos mototaxistas - que devem estar regularizados -, linhas de financiamento de microcrédito seguro e assistido, no intuito de fomentar e qualificar toda a categoria, gerando oportunidade de emprego e renda.
Mais de 100 mototaxistas de 17 associações estiveram presentes no evento. A linha de crédito foi criada a partir de outras linhas para suprir a necessidade da profissão, que vem crescendo a cada ano.O programa da prefeitura, Fundo Ver- o- sol, vai cadastrar e conceder equipamentos obrigatórios aos mototaxis, já o Credcidadão, além de fazer o cadastro, também beneficiará a categoria para o financiamento das motos.
Participaram da cerimônia, o Prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; Tetê Santos, diretora geral do Credcidadão; a superintendente da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), Maísa Tobias; a diretora de qualificação profissional da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Ruth Campos; a gerente de micro financiamento do Banpará, Rosa Almeida; a coordenadora geral do Fundo Ver-o-Sol, Maria Batista Belém; além do presidente do Sindicato Estadual de Mototaxistas, José Ribamar.
Maria Belém a importância da parceria para o trabalho dos mototaxistas. "O objetivo é facilitar aos profissionais o acesso ao microcrédito, afim de que possam utilizar na compra de novas motos e equipamentos obrigatórios de segurança”. O mototaxista Agostinho Cardoso, que também estava na reunião, se mostrou interessado no programa. "Irei provavelmente solicitar o financiamento para comprar equipamentos novos ou talvez comprar uma moto nova’’.
O presidente do Sindicato Estadual dos mototaxistas, José Ribamar, também reforçou a importância que possui esse tipo de apoio para padronizar e qualificar a atividade de mototaxista, em todo o Pará. "Quando recebemos a informação e o convite, ficamos muito satisfeitos", garantiu Ribamar. "Hoje temos essas linhas de microcrédito, prontas para servir, oferecendo segurança total que atende nossa demanda e a todas as nossas necessidades’’, concluiu.
Tetê Santos afirmou que os mototaxistas interessados na linha de crédito para os esquipamentos de segurança terão que procurar o Fundo Ver-o-Sol no período de 25 de agosto a primeiro de setembro. Já quem pretende financiar motocicletas novas terão que se dirigir ao Credcidadão para realizar cadastro, de 8 a 11 de setembro. O valor liberado pode chegar a R$ 7 mil.