Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Pro Paz Enem leva 2 mil estudantes ao Centur

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/08/2015 14h19

O primeiro momento do Pro Paz Enem, destinado a reforçar a preparação de estudantes das escolas estaduais públicas para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mobilizou cerca de 2 mil estudantes no “aulão” deste sábado, 22, na sede da Fundação Cultural do Pará (FCP), no Centur. A programação reuniu  quatro espaços da FCP para atendimento dos estudantes: auditório do Centro de Eventos Ismael Nery, hall Ernesto Cruz, Biblioteca Pública Arthur Vianna   e Praça do Povo, de 8h30 às 13 horas.

O “aulão” começou logo com a redação, que costuma ser motivo de preocupação para os alunos. Os professores Marco Antônio Silva e Joana Vieira falaram sobre a construção de textos  dissertativos-argumentativos, com enfoque na tese, argumentação e proposta de intervenção e, em particular, na integração dos parágrafos e do uso de conectivos de coesão. Em seguida, foram realizadas aulas de Geografia, Biologia, Matemática e Química, com destaque para resolução de questões.

Um dos recursos utilizados pelos professores no “aulão” foi a ambientação regional, como fez o professor de Língua Portuguesa, Mauro Nascimento, usando até o som do tecnobrega na sua aula. Ele chegou a dançar no Centro de Eventos Ismael Nery. “Só aqui, no mundo todo, se tem a expressão ‘pai d´égua’ “, exemplificou o professor, referindo-se à linguagem.

Oportunidade - O estudante Carlos Santos, 19, que já concluiu o ensino médio, pretende aproveitar o reforço do Pro Paz Enem para garantir uma vaga no curso de Engenharia Mecânica da UFPA. “É uma oportunidade única pra gente, por isso tem tanto estudante hoje no Centur”, explicou.  O programa conta com um grupo de 24 professores que realizará ‘aulões’ também no interior do Pará.

A adolescente Julye Corrêa, 17, que mora no bairro do Jurunas e estuda na Escola Estadual Santa Maria de Belém, também vê no projeto uma oportunidade para reforçar os estudos. “O material que recebemos é muito bom e super explicativo, com leitura simples. Além do que os professores são ótimos e ainda vamos ter um programa de TV só pra gente”, contou. O governo do Estado lançará, em setembro, o programa de "TV Pro Paz Enem Digital".

Acesso - A titular da Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (Seips), Izabela Jatene, falou do processo de construção do Pro Paz Enem. “Essa ideia surgiu ano passado com a possibilidade de ser colocada em prática este ano. Foram seis meses de trabalho integrado entre Fundação Pro Paz, Seduc e Seips, e que agora ganhou o reforço da Secretaria de Comunicação e Funtelpa. São mais de 390 mil alunos inscritos no Enem somente no Pará”, detalhou.

O presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, também acompanhou a programação no Centur. Na programação, a diretora de Ensino Médio e Educação Profissionalizante da Seduc, Clara Yunes, aproveitou para divulgar o primeiro simulado estadual da Seduz PA direcionado para o Enem 2015. Estes simulados serão aplicados nos dias 27 e 28 de agosto em escolas da capital e do interior.

A secretária adjunta da Seduc, Ana Cláudia Hage, representou o titular da secretaria, Helenilson Pontes, no ‘aulão' deste sábado. “Este é um momento muito importante para os estudantes e  para todos nós, como educadores, porque esses jovens reforçaram o seu compromisso com os estudos, com a escola e com a educação”,  observou Ana Cláudia Hage, ao lado da coordenadora  de Ações Educativas Complementares da Seduc, Rose Nogueira.