Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

PM promove capacitação para uso de ferramenta internacional de registro digital

Ação tem a parceria do Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (PPGSP-UFPA)

Por Tarcya Amorim (PMPA)
06/08/2025 11h41
Professor doutor Gracildo Júnior, da UFPA, com militares do Estado-Maior Geral da PM, que participaram do treinamento

Em parceria com a Polícia Militar do Pará (PMPA), o Programa de Pós-Graduação em Segurança Pública da Universidade Federal do Pará (PPGSP-UFPA) realizou, na terça-feira (5), um treinamento técnico sobre o manuseio do DOI – Digital Object Identifier (Identificador de Objeto Digital). O principal objetivo do curso foi preparar os servidores para aplicar, de forma autônoma, a ferramenta em materiais institucionais produzidos pela Polícia Militar.

A iniciativa representa um avanço na qualificação técnica da corporação, além de possibilitar maior visibilidade às produções científicas da PMPA no cenário acadêmico nacional e internacional.

“A universidade nos proporcionou o conhecimento sobre uma ferramenta essencial na pesquisa científica. Com ela, conseguimos gerar um link permanente para cada artigo, manual ou produção científica. Isso facilita o acesso de pesquisadores de qualquer lugar do mundo ao nosso conteúdo, sem precisar navegar por vários protocolos internos”, explicou o 3º Sargento Wanderson Pantoja.

Tatiane Tolosa, também 3° sargento, destacou o impacto dessa inovação para a difusão do conhecimento gerado pela PMPA: “Ao cadastrarmos nossos trabalhos com o identificador digital, passamos a ter nossas produções reconhecidas em um âmbito muito mais amplo. Isso fortalece o trabalho que fazemos e garante maior alcance e credibilidade à revista científica e aos manuais da Polícia Militar”.

A tecnologia do DOI assegura que artigos, relatórios, manuais e demais produções científicas tenham uma “identidade digital” única e rastreável, mesmo que o conteúdo seja movido ou reestruturado em outros ambientes digitais. Com essa iniciativa, a PMPA dá mais um passo para integrar suas produções às bases de dados internacionais e facilitar o acesso de pesquisadores e instituições às suas contribuições no campo da segurança pública.

O chefe do Estado-Maior Geral da PMPA, coronel Ariel Souza, ressaltou a importância da parceria com a universidade e o impacto da adoção do DOI para a corporação:
*“Essa é mais uma parceria com a Universidade Federal do Pará que abre grandes possibilidades e avanços para a Polícia Militar do Pará. O identificador digital, rastreável e único, valoriza os profissionais que produzem artigos científicos e facilita a busca, o acesso e a rastreabilidade dessas produções".

"É um processo fundamental para a divulgação do conhecimento gerado dentro da nossa instituição, ampliando seu alcance a todo o mundo. Essa iniciativa reforça a seriedade e o compromisso com a ciência produzida na corporação, que conta com total apoio do nosso comandante-geral, coronel Dilson Júnior, do governador Helder Barbalho, da vice-governadora Hana Ghassan e do secretário de Segurança Pública, Ualame Machado. A aproximação entre a academia e a Polícia Militar gera frutos relevantes para o desenvolvimento de novos conceitos aplicáveis na nossa missão constitucional de proteger a sociedade.”

A capacitação foi conduzida pelo professor doutor Gracildo Júnior, da UFPA, e reuniu sete militares pertencentes ao Estado-Maior Geral da PM, incluindo os 3º Sargentos Aline de Cáritas, Wanderson Pantoja e Tatiane Tolosa, pertencentes à 3ª seção do EMG, os cabos Alison Felipe e Henrique Cabral da 8ª seção, e o cabo Ramon Costa da 7ª seção.