Governo do Estado entrega obras e títulos de terra em Almeirim
O município de Almeirim, região do Baixo Amazonas, no oeste paraense, está em festa pelos 125 anos de fundação. Neste sábado, 22, o governador Simão Jatene participou da programação de comemoração do aniversário da cidade com a entrega de títulos definitivos de terra e com a inauguração de uma Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) e de uma agência do Banpará.
A agenda de compromissos do chefe do Executivo Estadual começou com a entrega da nova UIPP, localizada no bairro Matinha, a 40a a ser entregue pelo governo do Estado, em todo o Pará. Para a dona de casa Maria Ivonete Barreto, a UIPP é motivo de tranquilidade para os moradores. "A delegacia é muito longe daqui. Agora a gente pode ser orgulhar de ter um espaço bonito como esse perto da nossa casa, tenho certeza que estaremos mais seguros com essa unidade dentro do nosso bairro", afirmou Maria Ivonete Barreto.
A UIPP de Almeirim recebeu investimentos de R$ 1.497.000.00. O prédio com 1.002 metros quadrados, possui 14 salas, que inclui cozinha, depósito e 2 alojamentos destinados aos agentes das polícias Civil e Militar. A nova Unidade Integrada terá servidores para mediação de conflitos, com a atuação de assistente sociais e psicólogas, além dos serviços tradicionais das policias Civil e Militar e da Guarda Municipal.
Da UIPP, o governador Simão Jatene seguiu para a rua São Benedito, onde foi inaugurada a primeira agência do Banpará no município. Com uma estrutura moderna e amplo espaço físico, a nova unidade bancária tem como objetivo proporcionar um atendimento ágil e eficiente à população. O comerciante João Santos aprovou o novo banco e já comemora a possibilidade de novos negócios. "É muito importante pelo fato de não só atender o funcionalismo como o público em geral, como para nós comerciantes, pois a circulação de renda em nosso município significa fomento no nosso comércio. O governo está de parabéns", reiterou.
O servidor público José Neves, contou que demorava um dia e meio para se deslocar para o município de Breves para receber seu salário. Com a inauguração do Banpará essa realidade vai ser diferente. "Agora levo dois minutos da minha casa para a agência. Vou ter muita economia, tanto com as passagens, como com os custos da viagem em geral. Agora esse dinheiro vai ser aplicado em benefício da família", afirmou.
O diretor de crédito e fomento do Banpará, Jorge Antunes, lembrou que até 2011 havia 42 agências Banpará e que esse número praticamente dobrou. "Com o Banpará de Almeirim completamos 82 agências. Ou seja, nos últimos quatro anos o banco duplicou sua estrutura, graças ao apoio do governo do Estado", reiterou Jorge Antunes ao destacar que até o final de 2015 serão 101 agências inauguradas.
A agenda do governador no município terminou com a entrega de títulos definitivos de terra para comunidades quilombolas. Foram emitidos 96 títulos de terras a pequenos produtores rurais do município. Os documentos fazem parte do total de 400 documentos que foram expedidos recentemente pelo órgão para serem entregues nos próximos meses.
O foco é beneficiar, prioritariamente, com a posse da terra, agricultores familiares de todas as regiões do Estado. Entre elas está a agricultora Isaura de Nazaré Gomes, moradora da comunidade Santa Rosa, às margens do rio Paru. "É uma satisfação receber esse documento e poder dizer que essa terra é nossa. Com isso poderemos ter acesso a créditos e investir no nosso negócio. É uma grande segurança para a nossa família".
O prefeito de Almeirim, José Botelho (PT), disse que esse aniversário da cidade vai ser um marco na história do município. "Essas obras são um presente. Estamos muito felizes com a entrega delas", agradeceu Botelho ao lembrar que o Governo também investiu na pavimentação de 10 km de ruas e no andamento da construção do ginásio poliesportivo, obra que foi abandonada pela gestão anterior.
O governador Simão Jatene agradeceu o carinho recebido e destacou que as obras e ações são realizadas com o dinheiro da população. "Essas obras foram pagas com o dinheiro de cada um dos paraenses. Essas são obras que sintetizam o esforço coletivo de superar a pobreza e a desigualdade", destacou Jatene, ao agradecer a colaboração da prefeitura municipal, de parlamentares e secretários. "Uma andorinha só não faz verão", finalizou.
Durante a programação também foram entregues 242 Cadastros Ambientais Rurais (CAR). Em Almeirim, o escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) já emitiu 142 Cadastros Ambientais Rurais (CAR) a agricultores familiares, totalizando 384 documentos emitidos somente no município.
Também participaram da programação a prefeita de Prainha, Patrícia Age; o deputado federal Chapadinha; os deputados estaduais Haroldo Martins, Junior Age, Sidney Rosa e Miro Sanova; o secretário de segurança pública, general Jeannot Jansen; comandante Geral da Policia Militar, coronel Roberto Campos; e o presidente do Instituto de Terras do Pará, Daniel Lopes.