Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E DIREITOS
English Version

Seju promove caravana de cidadania na Ilha do Marajó e garante documentos e benefícios

Mais de mil pessoas tiveram a oportunidade de regularizar documentos e solicitar benefícios durante a iniciativa

Por Igor Oliveira (SEJU)
04/08/2025 12h25
Além da emissão de documentos, Seju também regularizou acesso à plataforma gov.br

Desde 2021, o pescador Táisson Pimenta, do município de Muaná, na Ilha do Marajó, não conseguia acessar a plataforma gov.br para dar entrada no seguro defeso, benefício para pescadores de pequeno porte para subsidiar a renda familiar durante o período de proibição da atividade, com o objetivo de assegurar o crescimento e a reprodução das espécies. “Mas com essa caravana de cidadania consegui recuperar a senha e, agora, posso até assinar minha solicitação”, comemora.

Táisson faz parte das mais de cerca de mil pessoas atendidas durante a caravana de cidadania que a Secretaria de Estado de Justiça (Seju) promoveu na Região Marajó, no período de 21 de julho a 2 de agosto. A iniciativa percorreu os municípios de Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, São Sebastião da Boa Vista, Muaná, Ponta de Pedras, disponibilizando serviços como emissão de documentos, acesso e regularização da plataforma gov.br e orientação sobre benefícios sociais.

Atendimento à população em Ponta de Pedras no arquipélago do Marajó

De acordo com Ruth Lima, coordenadora do Núcleo de Justiça de Breves, a realização da caravana precisa considerar as condições da natureza na região. “Por exemplo, para atender uma comunidade quilombola em Ponta de Pedras, nós tivemos que sair às seis da manhã para aproveitar a maré. Depois disso, o rio secaria e não seria mais possível ir naquele dia. E, quando chegamos lá com os serviços, as pessoas até se emocionaram”.

Atendimento em comunidade quilombola de Ponta de Pedras

Ruth destaca que, nessa caravana, a Seju conseguiu disponibilizar a emissão de certidão de nascimento no mesmo dia do atendimento. “A certidão demora cerca de 15 dias para ser entregue, mas muitas pessoas precisavam do documento para atualizar ou para se aposentar. Então a Seju fez uma parceria com os cartórios e, nos casos mais urgentes, eles entregavam a certidão na hora”, explica.

Identificação e inclusão - As caravanas de cidadania são ações itinerantes que percorrem o estado, disponibilizando a emissão e encaminhamento de documentos como carteiras de identidade e certidões de nascimento, casamento e óbito, assegurando que os cidadãos tenham acesso a direitos básicos de identificação civil e inclusão. Além disso, a Secretaria, por meio da plataforma gov.br, facilita a emissão de CPF, carteira de trabalho digital, cartão SUS e ID Jovem. Em 2024, por meio das caravanas, Seju realizou mais de 25 mil atendimentos em todas as regiões paraenses.