Emater participa do IX Congresso Brasileiro e IV Seminário Estadual de Agroecologia
De 28 de setembro a 1º de outubro o Hangar, em Belém, recebe o IX Congresso Brasileiro de Agroecologia (9º CBA), com o tema “Diversidade e soberania na construção do bem-viver”. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Agroecologia, em parceria com diversas instituições como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e Museu Paraense Emílio Goeldi.
Paralelamente ao Congresso será realizado o IV Seminário Estadual de Agroecologia, com a mesma temática, voltada para questões de âmbito estadual. Na ocasião serão expostos relatos de experiências e colocados em debate tópicos como a produção de alimentos saudáveis, segurança alimentar, biodiversidade, estratégias de desenvolvimento socioeconômico, sistemas de produção agroecológica, questões de gênero e agroecologia e construção do conhecimento agroecológico e de políticas públicas para o setor.
A Emater constituiu uma equipe para integrar a programação dos dois eventos, composta por palestrantes, instrutores, moderadores e caravanas de agricultores familiares. Entre os expositores estão representantes da Associação dos Filhos e Filhas de Condeixa, Associacao Educativa, Rural e Artesanal da Vila de Joanes(AERAJ), Associação de Produtores de Leite e Queijo de Soure, Artesão Ronaldo Guedes (Marituba); Mulheres Artesãs de Marituba, Unidade Didática de Bragança (UDB), Associação dos Povos Indígenas do Mapuera de Oriximiná, Associação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Bárbara do Pará, Comunidade N. Sra. do Perpétuo Socorro (São Domingos do Capim), Associação de Mulheres Artesãs Quilombolas do Rio Genipaúba (Abaetetuba) e Associação Indígena Tembé de Santa Maria do Pará (AIPESAMPA).
Serão mais de 1500 trabalhos, 500 relatos de experiências, painéis, feiras, oficinas e atrações culturais. É a primeira vez que o CBA vem ao Norte do país em seus doze anos de existência. A programação constitui o maior fórum nacional de discussões da temática agroecológica e tem envolvido diversas instituições que demandam questões da agricultura familiar, populações tradicionais, extensão rural e sociobiodiversidade, promovendoa troca de conhecimentos científicos e práticos, além do encontro de saberes da produção científica, social e rural.