Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
English Version

Codec inicia plano estratégico para impulsionar geração de emprego em Bragança

Município do nordeste paraense será beneficiado pelo Estado com apoio a ações integradas de fomento à economia e fortalecimento das vocações locais

Por Thais Menezes (CODEC)
30/07/2025 15h20

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec), iniciou nesta quarta-feira (30) um plano estratégico voltado à geração de emprego e fortalecimento da economia no município de Bragança, nordeste paraense. A ação é mais um passo da política de interiorização do desenvolvimento promovida pela gestão estadual, priorizando o apoio técnico e o planejamento sustentável nos municípios paraenses.

A iniciativa integra a diretriz do governo do Estado de fomentar o crescimento econômico, garantindo que todas as regiões tenham acesso a políticas públicas estruturantes, baseadas nas vocações locais e na geração de oportunidades para a população.

Durante a reunião on-line com representantes da Prefeitura de Bragança, a Codec apresentou os eixos do plano de trabalho que será desenvolvido de forma integrada com o poder público municipal. As ações incluem o mapeamento de oportunidades econômicas, estímulo ao empreendedorismo, fortalecimento das cadeias produtivas, melhoria do ambiente de negócios e elaboração do Guia do Investidor de Bragança.

“Esse é um trabalho que respeita as vocações de cada município, mas que também olha para o futuro com responsabilidade. Nosso papel é apoiar as gestões locais com ferramentas técnicas que contribuam para o planejamento estratégico e a atração de investimentos”, explicou Aline Tavares, gerente de Desenvolvimento e Estudos Econômicos da Codec, vinculada à Diretoria de Estratégia e Relações Institucionais.

Reunião virtual entre gestores da Codec e representantes da Prefeitura de Bragança

Potencial - A reunião foi conduzida pelo assessor de Diretoria, Evandro Diniz, que apresentou as etapas do processo de construção coletiva. “Vamos trabalhar de forma participativa, elaborando diagnósticos, mapeando a infraestrutura existente e estruturando projetos com foco na geração de emprego e renda. Nosso objetivo é transformar potencial em resultado concreto”, reforçou.

Durante o encontro, a Prefeitura também apresentou áreas com potencial para atrair empreendimentos, e destacou investimentos recentes em infraestrutura e turismo receptivo, com apoio dos governos estadual e federal.

Para o prefeito de Bragança, Mário Ribeiro da Silva Júnior, o momento representa um novo cenário para o município. “O desenvolvimento de Bragança não pode esperar. A geração de emprego e renda é uma prioridade da nossa gestão, e a parceria com a Codec é um casamento perfeito. Estamos em sintonia com o que o governo do Estado tem proposto para transformar a nossa região”, afirmou.

A vice-prefeita e secretária de Planejamento e Obras, Marcely Castanho, destacou a importância do apoio técnico que chega ao município. “Temos muitos projetos e ideias. A presença da Codec representa a chegada de um parceiro qualificado, que pode nos ajudar a organizar essas propostas com base técnica, planejamento e viabilidade”, assegurou.

Também participaram da reunião a secretária municipal de Turismo, Maryllin Oliveira; o secretário de Infraestrutura, Afonso Milhomem; o diretor de Desenvolvimento Econômico da Seggov, Sandro Marcelo Castanho Pinheiro, e o agente de Desenvolvimento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Adalberto Ribeiro. Pela Codec, estavam o gerente de Comércio Exterior, Eduardo Rodrigues, e o gerente de Relações Institucionais, Augusto César Anunciação.

Bragança, na orla do Rio Caeté, tem áreas com potencial para atrair empreendimentos

Próximos passos - A próxima etapa será a realização do Seminário de Desenvolvimento Econômico Regional, em Bragança, que reunirá representantes do poder público, empreendedores, instituições locais e sociedade civil para aprofundar os debates e construir soluções colaborativas. Em seguida, será iniciado o processo de elaboração do Guia do Investidor e de ações de capacitação voltadas ao ambiente de negócios local.

A atuação da Codec em Bragança segue o modelo já aplicado em Igarapé-Miri, Capanema, Oriximiná, Paragominas e São Domingos do Capim, entre outros municípios, reafirmando o compromisso do Governo do Pará com um desenvolvimento econômico mais justo, participativo e regionalizado, que fortalece o protagonismo dos municípios paraenses na construção de um futuro sustentável para toda a população.