Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Furtos e roubos registram redução no Estado, segundo balanço parcial da Operação Verão 2025

As ações seguem até a próxima segunda-feira (4) garantindo a ordem e segurança de moradores das localidades e veranistas

Por Roberta Meireles (SEGUP)
30/07/2025 14h33

As ações estratégicas e o reforço do policiamento em mais de 50 localidades paraenses durante a Operação Verão 2025, já contabiliza uma redução na criminalidade no Pará. Entre os crimes que apresentaram redução, estão furto e roubos, com 18% e 11,6%, respectivamente, no acumulado dos quatro finais de semana do mês de julho.

Os dados foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), nesta quarta-feira (30). As ações da Operação Verão seguem até a próxima segunda-feira (4) garantindo a ordem e segurança de moradores das localidades e veranistas. 

De acordo com os dados divulgados, em números absolutos no ano de 2024, foram registrados 3.944 casos de furto, enquanto que no ano de 2025, foram computadas 3.235 ocorrências, o que representa uma queda de 18% dos casos em todo o Estado. Já em relação ao crime de roubo em 2024 foram registrados 1.439 casos, contra 1.272 ocorrências registradas em 2025, o que aponta uma redução de 11,6%. Os números são referentes ao período dos quatro finais de semana do mês de julho que recebem as ações da Operação Verão 2025.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, explica que a operação iniciou ainda no último final de semana de junho e segue até o primeiro final de semana de agosto, entretanto apenas com uma parcial dos finais de semana do mês de julho, já se pode observar uma redução na criminalidade, com números positivos, mesmo diante da intensa movimentação de veranistas nos principais balneários do Pará nesta época do ano. 

“A cada ano nós avaliamos aquilo que precisa de uma atenção maior na segurança pública durante o veraneio e buscamos aprimorar as ações, a fim de garantir a segurança da população e obter sempre melhores resultados em relação ao que já alcançamos no ano anterior. Diante dessas ações, já temos uma parcial, comparando apenas os 4 finais de semana de julho dentro da operação verão, e já comprovamos a redução em crimes contra o patrimônio, como furtos e roubos, e ainda crimes como contra a vida como lesão corporal seguida de morte e também importunação sexual”, informou o secretário.

Mais redução - Outro crime que apresentou redução nos quatro finais de semana de julho, foi Lesão Corporal Seguida de Morte, que esse ano registrou uma ocorrência. Já no ano de 2024, foram computados 3 casos, o que representa uma redução de 66,7% das ocorrências. Em relação ao crime de importunação sexual, foram computados  41 casos em 2025 e 71 em 2024, apontando uma queda de 42,3% em todo o Estado. 

Região Metropolitana de Belém - Na Região Metropolitana de Belém (RMB), as ações de segurança também foram intensificadas com operações da Polícia Militar no policiamento ostensivo e preventivo em pontos estratégicos nos grandes corredores urbanos, assim como as fiscalizações integradas nos Rios e o reforço no atendimentos das Seccionais de Polícia Civil.

Segundo os dados da Siac, na RMB o crime de roubo se manteve estável se comparado os anos de 2025 e 2024, computando 816 casos em cada ano. Em relação aos furtos, a RMB apresentou uma redução de 7,2% em relação ao mesmo período de 2024, apresentando um total de 1.345 ocorrências registradas em 2025, contra 1.449 computadas no ano passado. Os dados são referentes aos quatro finais de semana de julho. 

Ações e monitoramento - As ações de prevenção e ostensividade tiveram início no dia 28 de junho de 2025 sob a Coordenação da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com os órgãos do Sistema Estadual de Segurança Pública (Sieds), e parcerias com os órgãos municipais e federais, seguem até o dia 4 de agosto.   

O Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), segue em funcionamento nos municípios de Salinópolis e no distrito de Mosqueiro, reunindo os pontos focais dos órgãos de segurança, com monitoramento, em tempo real, por meio das câmeras de segurança instaladas nas localidades, bem como, com agentes para realizarem o registro de ocorrências de menor potencial ofensivo.