Em Capanema, Estado atinge 2.933 mil atendimentos em Terapia Ocupacional
Número se refere somente a 2025, e o serviço do Complexo Hospitalar dos Caetés fortalece autonomia de crianças com Transtorno do Espectro Autista

Referência no atendimento especializado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea) dos Caetés, localizado em Capanema, realizou 2.933 atendimentos em Terapia Ocupacional (T.O) entre janeiro e junho de 2025. A unidade integra a rede estadual de saúde, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A Terapia Ocupacional está inserida no trabalho da equipe multiprofissional do Natea e tem papel essencial no desenvolvimento sensorial das crianças assistidas. A atuação contribui diretamente para avanços na autonomia, comportamento e qualidade de vida dos usuários, com atendimentos mensais a aproximadamente 300 crianças de 16 municípios da região dos Caetés.
Estímulo sensorial e desenvolvimento
A terapeuta ocupacional Aline Chaves, que atua na sala de Integração Sensorial do Natea, explica que o comprometimento sensorial é comum entre crianças com TEA e pode impactar várias áreas do desenvolvimento. “Muitos autistas apresentam dificuldade de processar e interpretar os estímulos sensoriais que recebem diariamente. Essa dificuldade leva a respostas inadequadas, como estereotipias e comportamentos autolesivos, interferindo nas relações sociais, habilidades motoras e cognição. A integração sensorial busca estimular o cérebro a interpretar corretamente esses estímulos, promovendo um desenvolvimento mais adequado”, explicou.
Avanços percebidos pelas famílias
Moradora de Capanema, Carla Maria da Silva Cordovil, 42 anos, é cuidadora de Antônio Ítalo dos Reis Barbosa, de 16 anos, que realiza terapias no Natea há quase dois anos. Para ela, os avanços são evidentes. “Esse atendimento ajudou bastante. Ele já faz algumas atividades que antes não fazia, como entrar em uma farmácia e socializar mais, conseguindo ficar em lugares com mais gente. Isso, pra mim, é um grande avanço”, relatou.
Atendimento especializado e gratuito
O Natea Caetés integra o Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) e conta com equipe multiprofissional composta por fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, profissionais de educação física, assistentes sociais, profissionais de enfermagem e cuidadores. Todos os atendimentos são ofertados 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Serviço: O Complexo Hospitalar dos Caetés (CHC) é gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na Avenida Barão de Capanema, bairro Centro, em Capanema. Informações: (91) 3122-7391.
Texto de Felipe Brito