Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Moradores de Barcarena apresentam na Segup demandas de segurança

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/08/2015 19h45

O secretário de Estado de Segurança Publica e Defesa Social, Jeannot Jansen, recebeu na tarde desta segunda-feira (24), na sede da Segup, uma comitiva de moradores do município de Barcarena, no nordeste do Pará. O objetivo do encontro foi possibilitar a troca de informações entre os gestores do Sistema de Segurança e a sociedade civil, que discutiu as principais necessidades do combate aos crimes de roubo e tráfico de drogas, principais ocorrências registradas no município.

Segundo o presidente do Instituto Barcarena Socioambiental, Paulo Feitosa, é necessária a intensificação das ações policiais na região das ilhas de Barcarena. “Os assaltantes roubam os ribeirinhos. Durante o assalto amarram mulheres e crianças. Humilham as famílias. Existe ainda outro fator negativo que estamos tentando mudar. Muitas dessas pessoas não registram ocorrência, o que dificulta o processo de investigação para que sejam tomadas as providências”, alertou.

O vereador de Barcarena Francisco Júnior explicou que a logística territorial da cidade permite o acesso fácil ao município por vários pontos de entrada. Ele contou que a violência é mais existente na periferia e que existem bairros que apresentam competição por pontos de drogas. “Os agentes de segurança pública prenderam uma quadrilha que roubava motos, mas é preciso intensificar esse tipo de ação. Estamos preocupados com o aliciamento e assassinatos de menores causados pelo contato com o tráfico de drogas na região”, relatou.

No decorrer da reunião, os representantes da sociedade civil de Barcarena solicitaram medidas como o aumento do efetivo policial nas ruas, melhoria nas estruturas físicas das delegacias e planejamento estratégico de segurança pública para ser desenvolvido em caráter emergencial. O titular da Segup esclareceu que haverá aumento do efetivo por meio de concurso público, a ser aberto ainda neste ano. Serão 2,2 mil novos agentes somente para a Polícia Militar.

Jeannot Jansen recebeu ainda um relatório dos moradores de Barcarena. “Vou analisar o documento, e posteriormente vamos estabelecer as medidas de prevenção. Esse é um primeiro momento, ainda teremos outras reuniões para discutir e definir ações para solucionar os casos apresentados hoje”, disse o secretário.

O deputado federal Arnado Jordy destacou que Barcarena "é um polo industrial importante para o Estado, e por isso existe grande fluxo migratório de pessoas para o município". Para ele, o aumento populacional pode gerar impacto para a segurança da cidade. “Essas empresas podem ajudar com um fundo de investimentos que financie o aumento das ações de segurança. Eles precisam dar uma contrapartida com ações sociais também”, frisou.