HJB destaca que culinária regional pode ser aliada na recuperação e bem-estar de pacientes
Pacientes tiveram a oportunidade de saborear peixe no tucupi, enquanto os colaboradores puderam degustar a tradicional maniçoba
Nesta sexta-feira (25), o Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, trouxe à mesa dos pacientes e colaboradores os sabores autênticos da região amazônica. A ação foi idealizada e executada pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND), em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o objetivo de integrar o tradicional tempero regional à alimentação hospitalar, sem comprometer a saúde.

“Fui criado comendo peixe, pois no meu interior a comida típica é essa, com muita fartura. O atendimento aqui no hospital está sendo muito bom, estou sendo bem servido nas refeições, e agora com três alimentos que gosto, peixe, tucupi e jambu”, disse o paciente agradecido, Benedito da Costa, 76 anos, aposentado, da comunidade agropesqueira Nova Olinda, do município de Augusto Corrêa, que fica a 258 km de Belém.
A nutricionista Priscyla Lima, especialista em nutrição clínica do HJB, destacou a importância dessa iniciativa, que não apenas aproxima os pacientes da cultura local, mas também promove a alimentação saudável, adaptada às necessidades de cada um.
Pratos Regionais e Cuidados Nutricionais no Dia da Culinária Paraense
No cardápio preparado para a data, os pacientes tiveram a oportunidade de saborear peixe no tucupi, enquanto os colaboradores puderam degustar a tradicional maniçoba. Esses pratos, típicos da culinária paraense, foram cuidadosamente adaptados às condições da dieta hospitalar.

“A maniçoba foi preparada para os colaboradores com a devida adaptação, visando ao equilíbrio entre sabor e saúde. Já o peixe no tucupi, foi servido aos pacientes de forma leve, respeitando as características e necessidades nutricionais específicas de cada dieta”, explicou Priscyla Lima.
A Culinária Regional Pode Ser Saudável?
A nutricionista afirmou que é possível incorporar a culinária regional às dietas de pacientes internados, mas com ajustes específicos. “A culinária regional pode, sim, ser parte de uma dieta saudável, desde que seja adaptada conforme as necessidades de cada paciente e de acordo com a patologia que ele apresenta”, explicou.
Ingredientes Regionais que São Aliados da Saúde
A nutricionista aproveitou a oportunidade para ressaltar alguns ingredientes típicos da Amazônia que são grandes aliados da saúde e merecem estar presentes nas refeições do paraense. Entre eles, estão o jambu, as frutas regionais e a chicória, todos reconhecidos por suas propriedades benéficas à saúde.

Existe alimento reimoso?
Durante a ação, também foi abordada a questão dos alimentos “reimosos”, uma expressão popular para se referir àqueles alimentos que, algumas pessoas acreditam, que podem causar inflamação ou dificultar a cicatrização, especialmente após cirurgias ou ferimentos. No entanto, a ciência não tem uma concordância sobre essa classificação, e a reação a esses alimentos pode variar de pessoa para pessoa.
Priscyla esclareceu que não há comprovação científica de que esses alimentos, como camarão, jambu e peixes, sejam de fato prejudiciais à saúde ou à cicatrização. "Essas crenças são baseadas em tabus culturais, mas não há evidência científica que comprove que esses alimentos causem danos à saúde. O importante é desmistificar essas ideias e orientar os pacientes da melhor forma possível", comentou Priscyla.
Cozinha Verde
Pelo sétimo ano consecutivo, o Hospital Jean Bitar conquistou o selo Green Kitchen, concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes da USP (Fupam), em reconhecimento ao padrão de qualidade na produção de alimentação saudável.
Serviço: O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar de usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais. Funciona na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (091) 3073-6610 ou (091) 3108-6161.
Texto: Marcelo Zeno/ Ascom HJB