Ideflor-Bio promove ação de conscientização durante entrega de passarela em Salinópolis
Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade desenvolve ações de proteção à fauna amazônica em áreas como a Praia do Atalaia

Moradores e visitantes de Salinópolis, na região nordeste paraense, ganharam uma nova opção de lazer e contemplação com a entrega da segunda passarela urbana de acesso à Praia do Maçarico, na quinta-feira (24). A obra do Governo do Pará representa mais um avanço para o turismo sustentável no município, que tem uma população estimada em mais de 48 mil habitantes. O novo equipamento público destaca ainda mais os atrativos naturais da cidade na costa atlântica paraense, fortalece o setor turístico e a geração de empregos e renda.
Durante a cerimônia de entrega, técnicos do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveram uma ação de sensibilização ambiental junto à comunidade e aos turistas. A iniciativa reforçou a importância da conservação dos ecossistemas costeiros e apresentou o trabalho que o órgão desenvolve em áreas como a Praia do Atalaia, especialmente no trecho conhecido como Ponta da Sofia, onde ocorre a desova de tartarugas marinhas.

Na Ponta da Sofia, o Ideflor-Bio implantou, com base em recomendação do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) e decisão ratificada pelo Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), um bloqueio para veículos motorizados. A medida visa proteger a biodiversidade e reduzir os impactos sobre os ninhos de quelônios marinhos, cada vez mais ameaçados pela pressão humana. Técnicos do órgão permanecem no balneário durante todo o mês de julho, orientando os visitantes sobre as espécies protegidas e conduzindo visitas educativas aos ninhos localizados nas imediações do Monumento Natural do Atalaia.

“Falamos sobre a importância da Unidade de Conservação e convidamos as pessoas para visitar o nosso posto na Praia do Atalaia. A maioria se surpreende ao saber que ali há tartarugas marinhas desovando. Nosso trabalho é fazer com que elas voltem para casa sabendo um pouco mais sobre o papel de cada um na preservação do litoral paraense”, afirmou a técnica em gestão ambiental do Ideflor-Bio, Lorena Lisboa.

Kits ecológicos - Como parte da ação, o Ideflor-Bio distribuiu kits ecológicos aos frequentadores da passarela da Praia do Maçarico. O material incluía ecobags, copos reutilizáveis, viseiras e panfletos lúdicos e educativos com informações sobre a fauna costeira e a preservação ambiental. A proposta é estimular práticas sustentáveis durante a alta temporada e consolidar a consciência ambiental como um valor permanente na região.

O governador Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan, também destacaram o trabalho desenvolvido pelo Ideflor-Bio. Eles disseram que acompanharam, pela televisão, a recente soltura de 70 tartarugas na região. “A vice-governadora parabenizou a equipe do Ideflor-Bio e disse que deseja estar presente na próxima soltura. É um reconhecimento que nos dá ainda mais motivação para seguir com esse trabalho de proteção da natureza”, disse o diretor de Gestão e Monitoramento de Unidades de Conservação do Instituto, Ellivelton Carvalho.
O diretor do Ideflor-Bio ressalta, ainda, que nesse contexto, a atuação integrada entre governo, sociedade e instituições como o Ideflor-Bio segue sendo fundamental para garantir o equilíbrio entre uso público e conservação dos recursos naturais.