Expansão do Navegapará interligará treze municípios paraenses com rede de alta velocidade
Um Termo de Cooperação Técnica e Financeira assinado entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e o Banco do Estado do Pará (Banpará), com interveniência da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa), vai garantir a implantação de uma infraestrutura que levará internet de alta capacidade e velocidade a treze municípios paraenses. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 10,8 milhões para a construção de 450 km de infovias de fibra óptica.
Atualmente, boa parte das cidades interligadas é atendida por um sistema de comunicação via satélite que, além de caro, é de baixa velocidade, o que contribui para retardar os serviços prestados pelo Banpará, por exemplo. Com a assinatura do novo termo, diversos postos e agências de atendimento bancário dos municípios de Abaetetuba, Barcarena, Vila do Conde, Santa Maria, Castanhal, Marabá, Eldorado dos Carajás, São Miguel do Guamá, Irituia, Mãe do Rio, Aurora do Pará, Ipixuna do Pará e Paragominas serão interligados à Rede Corporativa Governamental do Navegapará (Rede Gepa) e poderão oferecer um serviço mais ágil aos cidadãos.
O acordo prevê, ainda, que a Sectet poderá compartilhar a infraestrutura de comunicação em fibras ópticas com outras instituições governamentais, como escolas e hospitais. O titular da Secretaria, Alex Fiúza de Mello, avalia as vantagens da parceria. “Além de modernizar a gestão pública, a expansão do Navegapará, por meio da implantação de infovias, permitirá aos municípios reduzir gastos, aperfeiçoar ferramentas on line de educação e saúde pública, assim como oferecer uma outra base logística para geração e atração de negócios”, destaca.
Para o presidente da Prodepa, Theo Pires, o trabalho integrado vai beneficiar diretamente a população, através da disponibilização de novos serviços públicos por meio da rede de dados de alta capacidade em fibra óptica.
Parceria de sucesso - A parceria com o Banpará teve início em 2012, quando foi assinado convênio para conexão do Banco à Rede Metropolitana Metrogepa. Atualmente, todas as agências da capital já contam com internet do Navegapará. A incorporação resultou em uma economia mensal de R$ 200 mil para o Banco e aumento na agilidade dos serviços prestados aos cidadãos. Com a nova rede, as agências do Banpará situadas nos treze municípios contemplados passarão a contar com internet de 10Gbps. “Isso representa um salto de qualidade e velocidade 10.000 vezes maior. Apesar do investimento elevado, esse projeto tem uma expectativa de retorno avaliada em quatro anos,isso sem considerarmos a possibilidades de expansão futura para as cidades adjacentes à rota”, ressalta o diretor presidente do Banpará, Augusto Amorim Costa.