Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

CIIR destaca a importância do transporte social no processo de cuidado e reabilitação dos usuários

Mais que deslocamento, o serviço do CIIR garante acolhimento, segurança e cuidado, com rotas planejadas conforme as necessidades de cada usuário

Por Governo do Pará (SECOM)
25/07/2025 08h00
Com empatia e dedicação, profissionais representam o cuidado humanizado no transporte dos usuários e suas famílias

Neste 25 de julho, Dia do Motorista, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) reforça a importância do transporte social como parte fundamental do cuidado centrado na pessoa. Acolhimento, empatia e segurança são princípios que norteiam esse serviço, voltado especialmente a usuários com deficiência física ou mobilidade reduzida que integram a rotina de reabilitação da unidade, em Belém.

Um dos profissionais que vivenciam essa missão diariamente é o motorista Marcus Machado, que há três anos atua no CIIR. Junto com outros dois colegas, ele é responsável pelo transporte diário de usuários de diferentes bairros da capital, sempre seguindo rotas organizadas para garantir pontualidade e conforto.

“Às vezes só percebemos a importância do nosso trabalho quando ela é demonstrada. Já saí na chuva e familiares correram com sombrinhas para me proteger. Disseram: ‘se você adoecer, quem vai nos buscar?’. Isso me marcou profundamente”, conta Marcus.

Marcus realiza com atenção o processo de fixação da cadeira de rodas, assegurando conforto e estabilidade no transporte dos usuários.

Mais do que a condução segura, ele destaca o vínculo criado com os usuários e seus familiares como a maior motivação no dia a dia. Para Marcus, o cuidado vai além da direção: envolve carinho, afeto e esperança.

“O que me inspira é ver a luta diária de cada um. Cada trajeto representa uma chance de manter vivos os sonhos e o progresso de quem enfrenta desafios. Saber que terão mais um dia de esperança me motiva. Aqui no CIIR, ninguém desiste. Estamos juntos nessa construção.”

Acessibilidade que transforma

Esse cuidado é reconhecido por quem depende diretamente do serviço. A dona de casa Wanessa Silva, 37 anos, é mãe e cuidadora de Wendel Silva, de 6 anos, diagnosticado com paralisia cerebral e atraso no desenvolvimento. Moradores de Icoaraci, mãe e filho percorrem semanalmente um roteiro de atendimentos no CIIR, com sessões de terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia e hidroterapia.

Para Wanessa e seu filho Wendel, o transporte social é essencial para a continuidade das terapias de reabilitação no CIIR.

“O transporte social do CIIR facilita muito a nossa vida. Não seria possível fazer todos esses acompanhamentos sem esse apoio. O motorista é sempre muito atencioso, cuidadoso e nos trata com respeito. Isso faz toda a diferença”, afirma Wanessa.

Cuidado que vai além da logística

Para a supervisora do setor de Transporte do CIIR, Ivana Pimentel, o transporte social é mais do que um serviço logístico. É um elo direto entre o usuário e a continuidade do tratamento.

Acesso – O transporte social é destinado prioritariamente a usuários com deficiência física e/ou que utilizam cadeira de rodas. Segundo a supervisora, o acesso ao serviço ocorre apenas a partir da solicitação da família ou responsável legal ao Serviço Social do CER IV, manifestando o interesse e a necessidade do serviço. “A partir disso, avaliamos a possibilidade de inclusão conforme a disponibilidade de vagas e as rotas já existentes.”

Cada veículo comporta até quatro usuários cadeirantes com seus respectivos acompanhantes e é equipado com adaptações e sistema de fixação de cadeiras de rodas, garantindo a segurança durante o trajeto. Os motoristas também recebem orientações contínuas sobre empatia, cordialidade e respeito.

Ainda segundo Ivana, o trabalho desenvolvido durante o transporte proporciona uma verdadeira experiência de inclusão, pois o serviço é fundamental dentro do processo de reabilitação. “Parabenizo todos os motoristas pelo compromisso, empatia e dedicação com que realizam esse trabalho tão essencial. Eles são parte importante da nossa missão no CIIR e fazem a diferença na vida de cada usuário que atendemos”, conclui.

Supervisora Ivana Pimentel organiza as rotas do transporte social com base nas necessidades de cada usuário, garantindo acolhimento e continuidade no cuidado

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.
Texto de Tarcísio Barbosa (Ascom CIIR)