Em Tucuruí, Usina da Paz atrai centenas de moradores em busca de serviços gratuitos
No primeiro dia de funcionamento, o complexo de cidadania entregue pelo Governo do Pará já atende às expectativas da população

A Usina da Paz de Tucuruí, no sudeste paraense, iniciou os atendimentos ao público nesta quinta-feira (24), um dia após ser entregue pelo Governo do Pará. Com oferta de dezenas de serviços gratuitos, o primeiro dia foi marcado por grande procura da comunidade, que aproveitou para acessar atendimentos de saúde, assistência social e cidadania.
Foram oferecidos emissão de documentos (RG); atendimento médico, odontológico e psicológico; orientações do Procon Pará e ações da Fundação ParáPaz. A estrutura do complexo, moderna e acessível, atraiu centenas de moradores de vários bairros.

O autônomo Jailson da Silva, 48 anos, foi um dos primeiros a chegar. “Eu precisava muito tirar uma nova via da identidade, mas não conseguia agendar. Hoje, fui atendido com rapidez e organização. Está tudo funcionando bem”, disse Jailson.
A moradora Kátia do Socorro, 41 anos, levou os filhos para atendimento odontológico. “Foi a primeira vez que conseguimos uma consulta para todos juntos, sem precisar sair do bairro. As crianças foram atendidas, ganharam escova de dente, e eu também. É um alívio para a gente. A Usina é um sonho realizado”, afirmou.

Garantia de direitos - A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth Braga, destacou o impacto social do complexo de cidadania e segurança. “A Usina da Paz é mais do que um espaço físico. É um centro de transformação, que aproxima o Estado das pessoas e garante direitos fundamentais a quem mais precisa”, enfatizou Elieth Braga.

A Usina da Paz é considerada o maior complexo de cidadania da América Latina, reunindo diversos serviços públicos em um único local. Em Tucuruí, a expectativa é a UsiPaz se consolidar como referência para o acesso a direitos básicos, beneficiando especialmente populações mais vulneráveis.
Serviço: Em breve, serão abertas inscrições para cursos e outras atividades gratuitas. A programação completa pode ser consultada presencialmente ou pelo Instagram oficial das Usinas da Paz: @Usinasdapaz.