PM do Pará recebe comitiva da PMDF em visita técnica de intercâmbio institucional
A Polícia Militar do Pará recebeu nesta segunda-feira (21) a visita técnica da comitiva da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) ao estado do Pará. A iniciativa, que segue até o dia 26 de julho, veio ao Pará conhecer de perto as ações e os resultados das políticas de segurança pública implementadas no Pará. A proposta é ampliar o intercâmbio de experiências, agregando novos conhecimentos à formação dos oficiais e fortalecendo práticas policiais já consolidadas, entre as instituições.

O Comandante-geral da Polícia Militar do Pará, Coronel Dilson Júnior, destacou a importância da troca de experiências entre as corporações e deu as boas-vindas à comitiva da PMDF.

"Recebemos os militares do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal, aqui em Belém, onde puderam ter uma visão inicial da nossa estrutura, dos nossos projetos estratégicos e das frentes de atuação que desenvolvemos em todo o estado. Desejamos que essa semana seja produtiva, com bastante aprendizado, integração e troca de experiências. A Polícia Militar do Pará está de portas abertas para contribuir com a formação de cada um desses profissionais que vieram conhecer de perto o nosso trabalho que fica em uma região muito específica e singular, pois temos uma região rodeada por rios", afirmou o comandante.
O grupo é composto por 24 alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO 2025) e um oficial superior responsável pela coordenação da missão.
Durante a agenda, estão previstas atividades voltadas à troca de experiências sobre a formação profissional dos policiais militares, além de visitas técnicas a unidades operacionais, com foco em logística, gestão de frota, processos de aquisição, manutenção e demais peculiaridades da administração policial militar.
Segundo o major QOPM Paulo Roberto Rocha Krohn, chefe da comitiva, a escolha do Pará como destino da visita se deu pela importância estratégica do estado, que sediará a COP 30, em 2025. “O objetivo foi o aperfeiçoamento dos oficiais, conhecendo o local que vai sediar a COP 30, um evento de envergadura internacional, e colhendo informações sobre a organização dada à polícia, uma polícia de vanguarda, como a do Pará, que enfrenta vários desafios pela extensão territorial de sua área de atuação. Viemos estreitar os laços, conhecer as dificuldades e os avanços, especialmente na área de tecnologia, que tem sido bastante empregada no policiamento paraense. Queremos levar essas experiências para a nossa capital”, explicou o major.

PROGRAMAÇÃO
Terça-feira (23)
- Visita ao Complexo Tiradentes (CPC I, 2º BPM, 28º BPM e Centro de Memória);
Quarta-feira (24)
- Apresentação do Grupamento de Prevenção Ativa (GPA)
- Visita ao Complexo Comando de Missões Especiais (BPCHOQUE, BEP).
- Visita ao 1º BPM e ao Parque das Cidades.
Na quinta-feira (25)
- Visita ao Comando de Policiamento da Regional Metropolitana (6º BPM, 21º BPM, 29º BPM, 30º BPM, 39º BPM) e apresentação do GPA.
- Visita ao BOPE, ROTAM e BAC.
- Apresentação do Almoxarifado Central.
Na sexta-feira (26)
- Visita ao Comando de Policiamento da Capital II, 25º BPM e à Operação Verão.
- Visita ao Batalhão de Polícia Ambiental (Central de Videomonitoramento).
- Apresentação do Comando de Policiamento Especializado (CPE) com visita ao Batalhão de Polícia de Eventos (BPE), incluindo o estádio Olímpico Edigar Proença (Mangueirão) e apresentação da distribuição do policiamento de eventos.