Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ARTE

Fotógrafa paraense expõe trabalhos sobre rios da Amazônia

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/08/2015 17h02

Nesta quarta-feira, 26, às 19h, a exposição “Atlas, paisagens e pele: fluxos de viagens na Amazônia insular”, da artista e pesquisadora Claudia Leão, será aberta ao público, no Espaço Cultural da Casa das Onze Janelas. O trabalho, que foi contemplado pelo XIV Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, do Ministério da Cultura, pode ser visitado até o dia 27 de setembro, com entrada franca. A mostra tem apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A exposição é resultado de incursões da artista pelos rios Amazonas e Xingu, e reúne fotografias, vídeos e instalações registrados dessas viagens, onde, segundo a artista foi possível encontrar pessoas e paisagens.  Desenhos e textos dos companheiros de viagem também serão expostos e participam da mostra os artistas Paulo Meira e Luana Peixoto e a pesquisadora Dimitria Leão.

De acordo com Claudia Leão, a proposta do projeto tem um direcionamento artístico e outro antropológico. Para ela, essa experiência permitiu criar a partir do fluxo de viagens de barco, pensar a paisagem do rio como ambiente de imersão artística. “Uma das coisas que acontecem no meu trabalho é ser como ele é. Tem uma coisa fantástica, aquilo que eu vejo. Tem uma instalação com os barcos, e é a minha visão noturna, de como parecem ficar soltos no ar. Na exposição está o que eu vejo e as coisas que vivi com essas pessoas. O que me interessa é como essa experiência repercute para nós, essa invisibilidade, não olhamos para dentro, não sabemos da nossa proporia história”, explica.

Cláudia Leão é paraense e atua em Belém como pesquisadora, fotógrafa e artista visual. Concentra seus trabalhos artísticos e de pesquisa acadêmica em temas como vínculos afetivos, ontogênese da imagem, esquecimento, saudade e a paisagem como ambiente de entrelaçamento.

Serviço:

Exposição “Atlas, paisagens e pele: fluxos de viagens na Amazônia insular”.

Local: Espaço Cultural Casa das Onze Janelas, na praça Frei Caetano Brandão, s/n - Cidade Velha

Informações: (91) 4009-8825/8821

Visitação: abertura dia 26/08, às 19h, com visitação até 27 de setembro de 2015.