Animais do Mangal das Garças recebem alimentos gelados durante o verão amazônico
Ação de enriquecimento ambiental promove bem-estar e estimula comportamentos naturais no parque gerido pelo Governo do Pará

Com as altas temperaturas do verão amazônico, os cuidados com os animais do Parque Zoobotânico Mangal das Garças, em Belém, ganharam uma dose extra de atenção e criatividade. Nesta terça-feira (22), a equipe técnica promoveu uma ação especial de enriquecimento ambiental com a oferta de alimentos gelados aos moradores do parque, encantando os visitantes e garantindo o bem-estar das espécies.

Frutas como banana, maçã e milho foram transformadas em picolés naturais para araras, papagaios e tucanos. Os Guarás receberam uma mesa com churrasquinhos de camarão resfriados, enquanto tartarugas e iguanas saborearam frutas e folhas geladas. A apresentação dos alimentos foi feita de forma lo dos alimentos foi feita de forma l\u00údica, com carrinhos de picolé, pequenos navios e mesas temáticas, pensadas para estimular a curiosidade e os comportamentos naturais das aves.
"É uma prática de enriquecimento ambiental por meio da alimentação que aplicamos nos meses mais quentes. Além de refrescar, esses alimentos incentivam comportamentos naturais, mantendo as aves ativas e curiosas", explicou o biólogo do Mangal, Basílio Guerreiro.

A iniciativa será realizada duas vezes por semana, com planejamento baseado no tipo de alimentação de cada espécie e na temperatura registrada no dia. "Nem todos os alimentos podem ser congelados ou oferecidos gelados o tempo todo. A gente observa a aceitação, o tipo de alimento adequado e, claro, o nível de calor que os animais estão enfrentando", complementou o biólogo.
A ação reforça o compromisso do Mangal das Garças com o cuidado, a educação ambiental e a preservação da biodiversidade. O parque é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Organização Social Pará 2000.

Serviço - O Mangal das Garças funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, com entrada gratuita. O acesso aos espaços monitorados, como o borboletário, o memorial e o farol, custa R$ 9,00 (inteira) e R$ 4,50 (meia).
Programação diária do Mangal das Garças
08h30 – Alimentação das iguanas
09h – Passeio com rapinantes diurnas (terça a sexta)
10h – Soltura das borboletas (consultar na bilheteria)
10h15 – Alimentação das tartarugas
11h, 15h e 17h30 – Alimentação das garças
17h – Passeio com as corujas (terça a sexta)
Texto: Beatriz Santos / Ascom OS Pará 2000