Hospital Jean Bitar celebra o Dia Nacional de Proteção às Florestas com ações sustentáveis
A unidade da rede pública estadual de saúde reforça a importância do respeito à vida, priorizando a preservação dos recursos naturais da Amazônia

O Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, unidade da rede de saúde do Governo do Pará, participa das celebrações pelo Dia Nacional de Proteção às Florestas (17 de julho), destacando iniciativas voltadas à sustentabilidade e ao cuidado com o meio ambiente. Nesta quinta-feira (17), a unidade reforça a importância do respeito à vida em todas as suas formas, a partir do fortalecimento de uma cultura organizacional que prioriza a educação em saúde e a preservação dos recursos naturais da Amazônia. As ações envolvem profissionais, usuários, acompanhantes e a comunidade em geral.
A Comissão de Sustentabilidade da unidade desenvolve um conjunto de medidas operacionais e econômicas que promovem consciência ecológica e social.

Entre os principais destaques, estão:
- Selo Ouro do GHG Protocol: Pelo nono ano consecutivo, o HJB foi reconhecido com o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, desenvolvido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/SP). O selo atesta a transparência e integridade no inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), com dados auditados.
- Projeto Pequenos Guardiões: Com o apadrinhamento da Escola Estadual Barão do Rio Branco, o Hospital promove a coleta seletiva e educação ambiental entre estudantes, com apoio de uma cooperativa local e realização de feira de recicláveis.
- Energia limpa: Com o uso de energia solar, o HJB recebeu a certificação internacional Renewable Energy Certificate (I-REC), que comprova a origem renovável e sustentável da energia utilizada na unidade.
- Prêmio Amigo do Meio Ambiente 2024: O Hospital foi agraciado com Menção Honrosa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), que reconhece boas práticas sustentáveis no âmbito do SUS.
- Cozinha Verde: Pelo sétimo ano consecutivo, a unidade conquistou o selo Green Kitchen, concedido pela Fundação de Pesquisa de Ambientes da USP (Fupam), em reconhecimento ao padrão de qualidade na produção de alimentação saudável.
- Reciclagem solidária: Com o Projeto Reciclação, o HJB realiza a doação de materiais recicláveis para uma cooperativa de Belém, beneficiando diretamente mais de 50 famílias.

Para o diretor-executivo do HJB, Giovani Merenda, as ações reforçam o papel da saúde pública na preservação ambiental e na valorização dos recursos da Amazônia. “Acreditamos que a sustentabilidade também salva vidas. Cuidar da floresta é uma extensão do nosso compromisso com a saúde. Quando promovemos o uso de energia limpa, incentivamos a reciclagem e educamos nossas crianças sobre preservação, estamos contribuindo não apenas para um meio ambiente mais saudável, mas para um futuro mais justo e sustentável para todos”, destacou o gestor.

Regiane Brito, 49 anos, lavradora em Ourém, município do nordeste paraense a 191 quilômetros de Belém, acompanha a mãe em tratamento pulmonar no HJB há mais de seis anos, e também atua como voluntária em ações ambientais em seu município. “No nosso bairro, os moradores se reúnem no verão para mutirões de limpeza do Rio Guamá. Recolhemos garrafas PET e outros resíduos. É uma forma de cuidar da natureza também no interior”, contou.
Atendimentos — De janeiro a junho deste ano, o HJB realizou 236.560 atendimentos, mantendo o índice de satisfação dos usuários acima de 93%. Foram registrados, nesse total, 35.983 atendimentos ambulatoriais médicos e não médicos, 1.628 internações, 1.906 cirurgias, 191.092 exames gerais e 5.951 sessões multiprofissionais.

O Dia Nacional de Proteção às Florestas é celebrado em 17 de julho, e busca conscientizar sobre a importância da preservação das matas brasileiras, que abrigam cerca de 20% de todas as espécies do planeta, grande parte concentrada na Amazônia. A data também homenageia o Curupira, personagem do folclore brasileiro símbolo da defesa da natureza, e já escolhido como símbolo da COP 30, a conferência mundial sobre mudanças climáticas, que ocorrerá em novembro, em Belém.
Serviço: O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar de usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para doenças metabólicas e gastrointestinais. Funciona na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (091) 3073-6610 ou (091) 3108-6161.
Texto: Marcelo Zeno - Ascom/HJB