Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Nova atração do Parque da Cidade faz a festa da garotada na abertura nesta quinta-feira (17)

Esplanada das Fontes funciona gratuitamente para crianças de até 12 anos e oferece brinquedos interativos com jatos d’água para a alegria das famílias

Por Amanda Engelke (SECULT)
17/07/2025 10h36

A manhã desta quinta-feira (17) marcou o início das atividades do parque aquático Esplanada das Fontes do Parque da Cidade, em Belém. Voltado para crianças de até 12 anos, o espaço é a mais nova atração gratuita do local e oferece brinquedos interativos com jatos d’água, toboáguas, escorregadores com piscinas rasas, baldes em formato de coqueiros e chuveiros em forma de cogumelos.

As primeiras crianças a entrarem no local foram recepcionadas por bombeiros, salva-vidas e monitores treinados para garantir a segurança das famílias. Com entrada controlada e dois horários de funcionamento — das 8h às 11h e das 14h às 18h —, o espaço busca oferecer uma experiência divertida, segura e acessível à população. A capacidade do espaço é de 150 pessoas simultaneamente.

Sofia, de 4 anos, com a mãe Jonaíres Vieira no mais novo espaço de diversão para as crianças em Belém

Logo na abertura do parque, às 8h, a pequena Sofia, de 4 anos, foi a primeira criança a correr para os brinquedos. A mãe dela, Jonaíres Vieira, acompanhava com atenção a movimentação da filha.

'Indico para todos os pais trazerem suas crianças', diz mãe sobre parque aquático

“Eu já havia visitado o parque anteriormente, mas, quando vi o anúncio da inauguração do parque aquático, não perdi a oportunidade de trazer a minha filha. Indico para todos os pais trazerem suas crianças, pois é uma ótima opção no nosso verão paraense”, atestou Jonaíres.

Alice, de 8 anos, exibe a boneca que levou consigo para a estreia na Esplanada das Fontes no Parque da Cidade de Belém 

Em seguida, foi a vez de Alice, de 8 anos, mergulhar debaixo dos jatos d’água. A mãe dela, Loanny Barbosa, também aprovou a nova atração.

Sofia, de 4 anos, foi a primeira criança a correr para os brinquedos

“Eu achei uma ótima opção de diversão para a minha filha. Passamos as férias dela na cidade mesmo, então é ótimo trazê-la para aproveitar aqui. Estou muito feliz com essa inauguração”, disse a mãe.

Esplanada das Fontes do Parque da Cidade, em Belém, tem brinquedos interativos e é diversão garantida

Jatos d’água, toboáguas e escorregadores passaram por teste de segurança

A Esplanada das Fontes passou por diversos testes de segurança antes da abertura. O espaço conta com 10 monitores e salva-vidas do Corpo de Bombeiros.

A secretária de Estado de Cultura, Ursula Vidal, acompanhou a abertura do espaço ao público. “Estamos muito felizes por mais esta entrega no Parque da Cidade. Esse é um espaço especialmente pensado para as famílias, para o nosso povo paraense. Se programem e tragam suas crianças!”, afirmou a secretária.

Atenção para as regras de uso do parque aquático:

- As crianças precisam estar com roupas de banho adequadas;
- Para os menores que utilizam fraldas, o recomendado é o uso de fraldas impermeáveis;
- É proibido consumir comidas e bebidas no local;
- Não é permitida a entrada de brinquedos ou objetos cortantes;
- A entrada de pets não é permitida.

Acessibilidade

O novo espaço também foi pensado para garantir a acessibilidade a todos os visitantes. Estão disponíveis, gratuitamente, cadeiras de rodas desenvolvidas especialmente para uso em ambientes com água, destinadas a Pessoas com Deficiência (PCD) durante a permanência no local.

O objetivo é assegurar conforto, segurança e inclusão, permitindo que crianças com mobilidade reduzida aproveitem a estrutura com autonomia, sempre acompanhadas de seus respectivos responsáveis.

Na tarde de quarta-feira (16), o governador Helder Barbalho e a vice-governadora Hana Ghassan fizeram uma visita técnica ao espaço, que funcionará de terça a domingo.

Para organizar o fluxo e garantir a diversão de todos, a dinâmica de acesso será organizada por grupos nos horários de pico. Cada grupo de crianças, acompanhadas pelos responsáveis, será identificado com pulseiras.

A nova atração funcionará até o dia 31 de julho, dentro do período de férias escolares, durante a Colônia de Férias Pública promovida pelo Governo do Pará. A entrada é gratuita, e cada criança deve estar acompanhada por um adulto responsável.

Texto de Painah Silva / Ascom Secult