Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Hospital Regional da Transamazônica investe no atendimento humanizado em Altamira

Unidade tem selo de excelência e é referência na região estadual    

Por Ascom (Governo do Pará)
17/07/2025 10h24

O atendimento humanizado garantiu ao Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT) a conquista do título de excelência. O hospital garante assistência médica de média e alta complexidade para moradores da região, como a autônoma Rosinete Neves. Ela é assistida na unidade, após sofrer um acidente doméstico e já realizou exames clínicos, de neurologia e cardiologia.

Durante o tratamento, no contato com médicos, enfermeiros e técnicos, Rosinete observa o cuidado das equipes. “Sempre que estou aqui sou bem atendida”, disse ela, que é apenas um exemplo das dezenas de pacientes assistidos no ambulatório, um dos 50 setores do HRPT.

A técnica em enfermagem Natália Uchôa é uma das colaboradoras responsáveis por recepcionar, direcionar e acompanhar os pacientes todos os dias. Ela trabalha no ambulatório há cinco anos. “A gente tem empatia pelo próximo, se coloca no lugar e tem paciência quando precisa acalmar o paciente que não está muito bem, com dores porque fez cirurgia recentemente. Então, é nesse momento, que entra a humanização”.

Humanização é um dos pilares do Hospital Regional da Transamazônica

Roberta Silva, responsável pelo Núcleo de Gestão da Qualidade e Segurança do Paciente (NGQSP), é quem acompanha e ajuda a manter o padrão dos procedimentos aplicados no HRPT. “Isso fortalece o trabalho da equipe, aumenta a confiança dos pacientes e melhora o desempenho geral”.

Edilamar Torres de Sousa é paciente da ortopedia. Para ela, o HRPT se destaca pela agilidade e pelo tratamento empregado pelos servidores. “Acho excelente, tanto o atendimento quanto as marcações que nos informam sempre. Auxilia bastante”.

Para manter o nível dos serviços que oferta, o maior hospital público da Transamazônica e do Xingu passa por constantes verificações internas. Os investimentos resultam em qualidade, aprimoramento e estratégias de bem-estar. Da demanda mais simples à mais complexa, todos os procedimentos devem seguir padrões de equidade.

A diretora-geral do HRPT, Hivena Maria Nogueira Lima destaca que as ações promovidas pelo HRPT têm como principal objetivo “a melhoria contínua, por meio da padronização de processos, do fortalecimento da cultura organizacional e do foco constante na segurança do paciente”.

Hivena acrescenta que conseguir ofertar atendimento de saúde com qualidade, tornando o hospital um dos mais bem referenciados do Pará, é missão diária e sempre deve ser cumprida com o propósito de fazer com que o paciente sinta isso quando precisar. “Significa credibilidade institucional, tanto para os profissionais que atuam na unidade, quanto para os usuários que confiam no cuidado oferecido”, finaliza.

Dentro do hospital, o paciente ainda conta o Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), um serviço de ouvidoria onde podem ser feitas sugestões para que a unidade aperfeiçoe os serviços.

Entregue em dezembro de 2006, o Hospital Regional Público da Transamazônica caminha para 20 anos de funcionamento, em Altamira. Em quase duas décadas, o hospital, administrado pelo Instituto Acqua, desde dezembro de 2022, em parceria com o Governo do Pará, já realizou mais de 4 milhões de procedimentos, média de 17.500 por mês.

A unidade assegura mais de 20 especialidades, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), programa brasileiro elogiado no mundo todo por oferecer assistência gratuita, igualitária.