Campanha Agosto Vermelho já garante atendimento para mais de 13 mil pacientes
Desde o início do mês até esta quarta-feira, 26, a campanha “Agosto Vermelho” que a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) está realizando em parceria com instituições públicas e privadas, já conta com a participação de 4.498 voluntários, que resultou em 3.312 coletas efetivadas, que vão garantir o atendimento de aproximadamente 13.248 pacientes, internados na rede hospitalar do Estado.
A campanha está sendo promovida em alusão ao aniversário de 37 anos do Hemopa que foi o segundo hemocentro brasileiro a ser inaugurado. A ação também visa o incentivo para elevar o número de doações voluntárias no Pará.
Para a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, a média de coletas no Estado está boa, mas precisa alcançar no mínimo de 3%. “Para tanto, contamos com a manutenção e composição de novas parcerias de todas as esferas da sociedade”, observou a técnica agradecendo a participação de cada voluntário nesta campanha. “Nosso desejo é que os novos doadores tornem-se voluntários habitais, doando sangue, pelo menos, duas vezes ao ano”, completou.
O autônomo Rodrigo Costa, de 30 anos, é doador voluntário há mais de cinco anos. “É importante doar independente de campanha, porque uma bolsa ajuda muitas pessoas e não custa nada dispor um pouco do seu tempo”, relatou Rodrigo.
A coordenadora da Campanha TCE Doador, Roseli Resende, mobilizou os colegas da instituição e órgãos vizinhos do Tribunal de Contas do Estado. O objetivo da campanha é trazer 168 candidatos nesta quarta-feira, que é considerado o dia “D”, mas os que não puderem realizar sua doação neste primeiro momento são orientados a doar até o final da semana.
A campanha Agosto Vermelho já tem os seguintes parceiros: Projeto Vida por Vidas, da Igreja Adventista do 7° Dia; grupo Atletas Solidários, times do Remo e do Paysandu; grupo de voluntários Trupe Palhaços Curativos; Tribunal de Contas do Estado (TCE); Assembleia Legislativa do Estado do Pará; secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Planejamento (Seplan) e Comunicação (Secom); Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); Organização Social Pará 2000; Banco da Amazônia; Movimento Vem Pará Rua; Polícia Federal; Marinha do Brasil/ 4° Distrito Naval; Comando Aéreo Regional (I Comar)/ Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém; Centro de Instrução Comandante Braz de Aguiar (Ciaba); Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; shoppings Castanheira, Boulevard e Pátio Belém; time de futebol americano Búfalo Belém; agência de publicidade CA Comunicação; Xingú Futebol Americano.
Doações - Nos dias 27 e 28, a sede da Fundação Hemopa receberá a campanha “Assessores Sangue Bom”, da Assembleia Legislativa do Estado para incentivar a doação de sangue e medula óssea no Estado, a partir da união de diversos setores. No sábado, 29, está programada campanha com integrantes da torcida “Sangue Corinthiano Belém” e membros das comunidades do município de Tomé-Açu.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos –, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Menores de 18 anos doam apenas com autorização do responsável. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.
A Fundação Hemopa fica na Travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.