'Abelardo Santos' disponibiliza novo canal para agendamento de retorno com especialistas
Nova ferramenta da Sespa humaniza o atendimento, reduz filas e facilita a rotina de quem mora longe, principalmente, em outros municípios paraenses

Com o objetivo de proporcionar mais conforto e agilidade aos usuários, o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS), em Icoaraci, distrito de Belém, passou a realizar o agendamento de retorno com médico especialista exclusivamente por telefone. A nova medida, implementada pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa), busca evitar deslocamentos desnecessários até a unidade, otimizar o tempo dos pacientes e oferecer um atendimento mais eficiente à população.
O Hospital observa que os usuários devem entrar em contato pelos números (91) 3108-6060 ou 3039-0062. O atendimento está disponível de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados e feriados (exceto domingos), das 7h às 13h. Durante a ligação, a equipe poderá solicitar o uso do WhatsApp para o envio de documentos e comprovantes, garantindo a finalização do agendamento de forma prática e segura.
A coordenadora de atendimento HRAS, Waldilene Tavares, reforça que a novidade é destinada exclusivamente aos pacientes que já estão em acompanhamento na unidade, ou seja, que passaram por algum procedimento e precisam retornar ao médico para avaliação. “Sabemos que muitos pacientes moram longe, e essa ferramenta contribuirá até mesmo na economia financeira”, explicou.
Para a diretora-geral do hospital, Ednise Amaral, a iniciativa representa um avanço importante no compromisso de humanizar e modernizar o atendimento. “Evitar que os pacientes enfrentem filas ou precisem se deslocar até o hospital faz toda a diferença, especialmente para quem vem de longe ou tem mobilidade reduzida. O trabalho é para oferecer um serviço cada vez mais acolhedor, ágil e eficiente”.
O Hospital Regional Dr. Abelardo Santos (HRAS) é referência no atendimento à saúde da população indígena, da mulher e da criança. Na área pediátrica, a unidade atua em quatro frentes: pronto-socorro, cirurgia, internação clínica e UTI, além de oferecer acolhimento nas Unidades de Cuidados Intermediários (UCIn), garantindo atendimento especializado 24 horas por dia.