HRPM contribui com formação de profissionais na Ilha do Marajó
Na última segunda-feira (14), o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, recebeu 28 estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará (UFPA), campus Breves, para uma visita técnica com o objetivo de apresentar as áreas de atuação da Pedagogia Empresarial e Pedagogia Hospitalar, exercidas no ambiente hospitalar pelo pedagogo do HRPM.

A iniciativa foi realizada, principalmente, no auditório da unidade hospitalar e conduzida pela pedagoga hospitalar e supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Rosângela Gonçalves. A ação proporcionou aos acadêmicos uma vivência prática, ao mesmo tempo em que ampliou o conhecimento sobre as práticas humanizadas de cuidado, promovendo uma abordagem mais acolhedora e educativa no ambiente hospitalar.
O Professor Dr. Enil do Socorro de Sousa Pureza, da UFPA, explica que a visita realizada pela turma de Pedagogia da Faculdade de Ciências da Educação do Campus de Breves/UFPA ao Hospital do Marajó representou um momento enriquecedor de aprendizado. “Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o trabalho que a instituição vem desenvolvendo junto à comunidade local e, de maneira mais particular, as ações do Núcleo de Educação Permanente (NEP), descobrindo como as pedagogas atuam como colaboradoras nesse setor, desempenhando um papel fundamental no contexto hospitalar”, pontuou.
Ele acrescenta que, durante a exposição sobre o NEP, Rosângela Gonçalves, por meio de suas vivências e experiências, compartilhou suas atribuições cotidianas, seus desafios e avanços à frente desse setor. “Essa experiência certamente ampliou nossa visão sobre as possibilidades de atuação profissional na área da educação, mostrando como o trabalho pedagógico é necessário, também, fora do ambiente escolar”, finalizou o educador.
Eduardo dos Santos Castro, um dos alunos que participaram da visita técnica, comenta que o momento foi uma experiência ímpar para a sua formação. “Fomos recebidos pela pedagoga e pela assistente administrativa do NEP, que nos apresentaram as competências desenvolvidas pelo setor. Elas destacaram, em especial, os processos de treinamento dos colaboradores e os projetos focados em garantir o atendimento humanizado aos usuários. Ainda durante a visita, conhecemos a brinquedoteca da unidade, um espaço fundamental para a recuperação das crianças. Essa experiência nos proporcionou uma valiosa reflexão sobre a atuação do pedagogo no ambiente hospitalar”.
Serviço: O Hospital Regional Público do Marajó integra a rede de saúde do Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade, que dispõe de assistência de média e alta complexidade, fica na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves. Mais informações podem ser obtidas via telefones: (91) 3783.2140 / 3783.2127.
Texto: Pedro Amorim - Ascom/HRPM