Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ÁGUA PARA TODOS
English Version

Governo firma parceria para avaliar qualidade da água do sistema de captação do Combu

Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais fará monitoramento e laudos técnicos da água de chuva captada, garantindo segurança hídrica aos moradores

Por Jamille Leão (SEMAS)
12/07/2025 14h57
Representantes da Semas, do CPRM e da comunidade inspecionam o sistema de captação de água de chuva na ilha do Combu

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), realizou uma visita técnica à Ilha do Combu, em Belém, na sexta-feira (11), para acompanhar o avanço das obras do projeto “Água para Todos”. A iniciativa visa a garantir o acesso à água potável por meio da instalação de sistemas de captação e tratamento da água da chuva para comunidades tradicionais da região. 

As instalações seguem em ritmo constante, com as bases prontas e os sistemas já instalados. Os trabalhos agora se concentram na montagem das torres de captação e na finalização das calhas. 

Durante a visita, a Semas oficializou a parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), vinculada ao Ministério de Minas e Energia, que exerce as funções de Serviço Geológico do Brasil. A partir da inauguração dos sistemas, o monitoramento da qualidade da água será realizado mensalmente, por meio do Laboratório de Análises Minerais da CPRM (LAMIN), que ficará responsável pela emissão de laudos técnicos sobre a água captada, garantindo segurança hídrica e transparência para os moradores da ilha. 

“Trouxemos hoje, para essa visita, a CPRM, que está entrando no projeto para monitorar a qualidade da água por meio do LAMIN. Essa é mais uma parceria que agrega valor ao programa. Assim que o sistema estiver inaugurado, com previsão para o segundo semestre, faremos o monitoramento mensal e divulgaremos esses dados para toda a comunidade. Com o sistema Pluvi e apoio da Fortress e UFPA, estamos implementando solução baseada na natureza com garantia de qualidade da água fornecida”, destacou o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental, Rodolpho Zahluth Bastos.

Homero de Melo Jr., superintendente regional do Serviço Geológico do Brasil: água de qualidade para comunidades tradicionais

Oportunidade - Para Homero de Melo Júnior, superintendente regional da CPRM, a parceria técnica com a Semas representa uma oportunidade concreta de garantir água de qualidade para comunidades tradicionais, com tecnologia de fácil operação e manutenção. “Essa cooperação técnica prevê o desenvolvimento de diversos produtos ao longo de cinco anos. O projeto 'Água para Todos' é uma iniciativa de grande relevância, pois alia eficiência, sustentabilidade e autonomia para a população local. O monitoramento da água será feito pelo LAMIN, o que garante confiança e segurança para os moradores que vão consumir essa água”, disse. 

O projeto abrange também coletivos como a sede da Associação de Mulheres Extrativistas (AME) e a Ygara Artesanal, que trabalham com artesanato local e turismo receptivo baseado em conhecimentos ancestrais sobre o manejo da biodiversidade, como o açaí e a andiroba. Essas iniciativas buscam fomentar a bioeconomia local e apoiar o desenvolvimento sustentável da ilha. 

O andamento da ação foi celebrado por moradores da Ilha do Combu, como Iracema Nascimento, representante da Ygara Artesanal, que atua com turismo de base comunitária. “Fomos contemplados com o filtro de captação da água da chuva. Antes era só uma expectativa, mas agora está se tornando realidade. Estamos ansiosos pela conclusão do sistema, que representa uma esperança de melhora significativa na nossa qualidade de vida”, afirmou.

Iracema Nascimento, da Ygara Artesanal: conclusão do sistema representa um salto significativo na qualidade de vida no Combu

ODS - A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, especialmente com o ODS 6 — Água Potável e Saneamento, que prevê o acesso universal e igualitário a água segura para todos. A utilização da água da chuva como recurso hídrico, aliada ao uso de energia limpa e ao manejo comunitário, representa uma solução baseada na natureza, com tecnologia social. A iniciativa é voltada à redução das desigualdades e à promoção da justiça hídrica em territórios vulneráveis. A implementação da infraestrutura hídrica fortalece a segurança no acesso à água e impulsiona o desenvolvimento sustentável das comunidades da Ilha do Combu, com impacto direto na educação do campo, na saúde pública e no fortalecimento de empreendimentos da sociobiodiversidade. 

A implantação dos sistemas é resultado de uma ampla articulação institucional. Além da Semas, participam da iniciativa a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e Secretaria Municipal de Educação (Semec); o Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) da Universidade Federal do Pará (UFPA); a empresa Pluvi Soluções Ambientais Inteligentes, responsável pela tecnologia de captação da água da chuva; a empresa New Fortress, que oferece apoio financeiro; e o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio), gestor da unidade de conservação onde está localizada a Ilha do Combu.

Texto: Mário Gouveia/ Ascom Semas