Projeto terapêutico e recreativo beneficia pacientes do Hospital Metropolitano
Adultos e crianças participam de atividades que estimulam o movimento de membros e fortalecem a saúde mental
Internados no Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), adultos e crianças vivenciam momentos de alegria durante o Projeto "Verão HMUE". A iniciativa oferece atividades lúdicas para fortalecer a saúde física e mental, e combater o estresse da internação prolongada.
Para Roni Costa, 35 anos, que acompanha o filho João Marcos, 7 anos, a ação trouxe alívio emocional e progresso ao processo de recuperação. "Ver meu filho jogando bola de novo me enche de esperança. Essas brincadeiras não são só distração; são parte da cura dele. Obrigado à equipe por lembrar que, além de pacientes, somos pessoas com sonhos e vontades", disse Roni.

Autoestima - Idealizado pelas equipes de reabilitação, em parceria com o Comitê de Humanização do Hospital, a programação conta com vôlei e futebol adaptado, confecção de pipas e piquenique. "Essas atividades estimulam a coordenação motora e a autoestima de forma natural, principalmente nesse período de férias, onde eles estariam em momento mais recreativo", explicou a fisioterapeuta Giovana Oliveira.
Com ênfase na reabilitação, a terapeuta ocupacional Samanta Oliveira ressaltou que, com o estímulo das brincadeiras, o paciente tem benefícios físicos e emocionais. “O lúdico potencializa a reabilitação física e emocional. Além da reabilitação habitual, nós pensamos em agregar dessa forma, favorecendo o brincar dentro do contexto hospitalar, amenizando o impacto da internação e buscando a funcionalidade”, acrescentou.
Claudia Moraes, 55 anos, que acompanha o neto internado há mais de um mês, reforça a importância da iniciativa. "Excelente para entreter e incentivar o movimento. Mostra que as crianças continuam capazes de fazer o que gostam, mesmo após o acidente. Alivia o cansaço da rotina hospitalar", garantiu.

Estrutura – Gerenciado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o HMUE dispõe de leitos operacionais nas especialidades de traumatologia, cirurgia geral, neurocirurgia, clínica médica, pediatria, cirurgia plástica (exclusiva para pacientes vítimas de queimaduras) e leitos de UTI.
Somente em 2024, mais de 600 mil atendimentos – entre internações, cirurgias, exames laboratoriais e por imagem, atendimentos multiprofissionais e consultas ambulatoriais – foram oferecidos a pacientes da Região Metropolitana e de outros municípios do Pará.