Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Cross Urbano Caixa é atração neste sábado com prova noturna no Mangueirão, em Belém

Largada dos 1.500 atletas será às 19h na capital paraense, para um percurso de 6k nas dependências do estádio, na segunda das sete etapas do circuito de corridas para esta temporada 2025

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
10/07/2025 16h14

Com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), o circuito de corridas Cross Urbano Caixa chega a Belém neste sábado (12). Uma prova noturna, com largada às 19h, no Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, que reunirá mais de 1.500 participantes para um percurso de 6k. É a segunda etapa da edição 2025, que começou em maio, no Guará (DF), a primeira a ser realizada à noite. No total serão sete etapas ao longo da temporada. 

Os atletas utilizam a estrutura do Mangueirão como um verdadeiro playground, correndo nas suas dependências, dando volta olímpica no gramado, o anel interno - superior e inferior, as rampas de acesso, o estacionamento, e ao redor da arena/estádio.

“Esse momento é especial para todos os competidores, uma corrida realizada pela primeira vez no Pará e no Mangueirão. Mais de 1.500 atletas inscritos para essa festa esportiva que conta com o apoio do Governo Pará”, disse o secretário Cássio Andrade.

Uma experiência inesquecível para os competidores, de correr dentro do estádio à noite e, também, para quem for acompanhar na torcida. Familiares, amigos, assim como o público em geral podem ver a prova das cadeiras, assistindo a volta olímpica no gramado e a cerimônia de premiação.

“Expectativa muito grande para essa segunda etapa nas dependências do Mangueirão, com o atletismo sendo destaque na capital paraense na noite de sábado", afirma o organizador Freddy Carvalho.

O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, conhecido como Mangueirão, foi construído na década de 70 e reestruturado em 2023, transformado em uma das principais arenas multiuso da região norte do País.

Apoio a dois projetos sociais – A etapa de Belém apoiará a presença de atletas de dois projetos desenvolvidos no Pará: são dez vagas para o Projeto Social Pé Descalço Voando Alto e 30 para o Projeto de Atletismo Meninos da Vila.

O Pé Descalço Voando Alto, fundado em 2019, foi idealizado pela atleta Deborah dos Remédios Valente, recordista paraense dos 100 metros rasos. O projeto nasceu do desejo de transformar vidas por meio do esporte, oferecendo às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social uma alternativa saudável, digna e transformadora.

"Vi no esporte uma ferramenta poderosa de inclusão, disciplina e resgate da autoestima. Hoje contamos com 22 atletas ativos — e todos esses jovens se tornaram atletas federados, representando o Estado do Pará em competições estaduais e nacionais desde 2019 até hoje. A participação do projeto no Cross Urbana Caixa 2025 é um divisor de águas. Mais do que uma competição, a oportunidade oferece visibilidade, incentivo e esperança", destaca Deborah.

Já o Meninos da Vila fica localizado no município de Acará (Vila Colatina) e teve início em 2009, com alunos da escola Casemiro Francisco de Paiva. Ele busca oportunizar crianças, jovens e adultos, para que saiam da ociosidade e busquem uma vida saudável, longe dos perigos que o mundo oferece, como criminalidade, drogas e prostituição. 

“Todo ano temos a seletiva de atletismo e nosso projeto classificou a primeira atleta escolar que saiu do município de Acará para disputar uma etapa nacional, em Natal (RN). E, depois disso, vieram outros. Temos uma medalha de terceiro lugar nos 1.500 metros em 2023. E no final de junho participamos da seletiva 2025 e classificamos cinco atletas para a fase nacional, em Brasília (DF) e Uberlândia (MG)”, explica o treinador Lins Barbosa.

Corrida dos estádios - Conhecido como corrida dos estádios, o Cross Urbano Caixa foi lançado em 2014, ano da Copa do Mundo no Brasil. E veio para fomentar o multiuso das arenas. Desde então, já foram 26 etapas pelos maiores estádios de futebol brasileiros. A ideia do evento é não usar as vias públicas, em um circuito de corridas conceito.

Belém é a primeira de um total de cinco corridas noturnas em 2025, movimentando a noite de sábado, também, em Teresina (PI), Fortaleza (CE), Maceió (AL) e Rio de Janeiro (RJ). Completam o calendário duas provas diurnas – Guará (já realizada) e Campinas (SP). O Cross Urbano Caixa é organizado pela Corpore Sano, com patrocínio da Caixa e Governo Federal. A etapa de Belém tem apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer - Governo do Pará.

Calendário 2025
25/05 - Guará - Brasília (DF) - diurna - realizada
12/07 - Estádio Mangueirão - Belém (PA) - noturna
19/07 - Estádio Albertão - Teresina (PI) - noturna
10/08 - Estádio Moisés Lucarelli - Campinas (SP) - diurna
06/09 - Arena Castelão - Fortaleza (CE) - noturna
04/10 - Estádio Rei Pelé -  Maceió (AL) - noturna
01/11 – Parque Olímpico da Barra – Rio de Janeiro (RJ) - noturna