Estado entrega mais de 700 óculos de grau a moradores de Igarapé-Miri
A entrega, que ocorreu no Centro Cultural Aurino Quirino Gonçalves, garantiu mais saúde visual e qualidade de vida à população

Mais de 700 moradores de Igarapé-Miri, no Baixo Tocantins, receberam nesta quinta-feira (10), óculos de grau gratuitos por meio do programa “Por Todas Elas”, uma iniciativa do Governo do Pará voltada à promoção da cidadania e da saúde visual.
A entrega, realizada no Centro Cultural Aurino Quirino Gonçalves, é referente aos atendimentos oftalmológicos oferecidos em 23 de maio, durante a passagem do programa pelo município.
Ao todo, foram entregues 790 óculos, beneficiando diretamente a população com mais dignidade e autonomia para o dia a dia.
Presente na cerimônia, a secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Elieth de Fátima Braga, ressaltou a importância da ação. “O programa Por Todas Elas é uma política pública pensada com muito cuidado, que leva cidadania, saúde e autoestima para quem mais precisa. Entregar esses óculos é garantir que a população possa viver com mais dignidade, realizar suas atividades com mais facilidade e se sentir valorizada”, afirmou.

Uma das moradoras beneficiadas com a ação foi a dona de casa Maria de Fátima, de 58 anos, que há mais de uma década não conseguia trocar seus óculos por falta de condições financeiras. “Eu já não enxergava quase nada com meus óculos antigos, que estavam todos arranhados e fracos para minha vista. Há mais de 10 anos que eu não conseguia trocar, por falta de condições. Hoje eu tô saindo daqui com um novo par, enxergando bem melhor e com o coração cheio de gratidão”, contou.

Soraya Borges, de 39 anos, aguardava com ansiedade pelos novos óculos. “Meus óculos antigos já estavam fracos e eu sentia muita dor de cabeça pra trabalhar e ler. Agora, com esse novo par, tudo ficou mais nítido e confortável. Fiquei muito feliz com o atendimento e com esse cuidado que o Governo teve com a gente”, disse.
Por Todas Elas - A entrega dos óculos faz parte de um conjunto de ações integradas oferecidas pelo programa “Por Todas Elas”, que inclui também serviços médicos, jurídicos, psicossociais, emissão de documentos e serviços de estética. Desde sua criação, o programa tem percorrido diferentes regiões do Estado, promovendo inclusão e ampliando o acesso a direitos básicos.

A moradora Regina Barbosa, de 59 anos, destacou a importância da ação para quem não tem condições de arcar com o custo de um atendimento oftalmológico. “Esse projeto chegou na hora certa e mudou a realidade de muitas mulheres mirienses. Foi uma benção, principalmente pela oportunidade de muitas pessoas carentes terem um óculos de grau gratuito. Agradeço pela consulta oftalmológica de qualidade que fiz e pelo Governo ter ofertado esses serviços aqui na cidade”, disse.
Serviço - As pessoas que não puderam participar da entrega nesta quinta-feira (10) podem comparecer à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), na Av. Sesquicentenário, para retirar os óculos, mediante apresentação de um documento de identificação oficial com foto.