Governo entrega armamentos e equipamentos para fortalecer as ações da Polícia Militar
Entre os itens entregues estão 4.400 pistolas do tipo Beretta, 4 mil coletes balísticos, e ainda, mil rádios transceptores

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, realizou na manhã desta quarta-feira,9, a entrega de equipamentos para a Polícia Militar do Estado. Entre os itens estão 4.400 pistolas do tipo Beretta, 4 mil coletes balísticos, e ainda, mil rádios transceptores. O total do investimento soma quase 20 milhões de reais, oriundos do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), administrado pela Segup.
As aquisições adquiridas para o Estado têm como objetivo fortalecer as ações desenvolvidas pela Polícia Militar, garantindo maior eficiência durante o patrulhamento e rondas realizadas pelas equipes policiais, além de garantir uma maior segurança aos agentes durante as atividades ostensivas realizadas pela corporação.
O governador Helder Barbalho presidiu a entrega e destacou o investimento como sendo de fundamental importância para os policiais militares que lidam diariamente combatendo a criminalidade nas ruas.
“Hoje nós estamos fazendo a entrega de cerca de 20 milhões de reais em investimentos para a segurança pública do Pará, particularmente à Polícia Militar do Estado, que terá mais reforço estratégico e importante para as atividades ostensivas e o combate à criminalidade em todo o território paraense. Estamos entregando o que há de mais moderno na oferta de armamento neste modelo, em todo o mundo, com qualidade de produto, qualidade de preço. Temos também coletes balísticos para proteger e garantir condições de trabalho aos nossos militares, como também mil rádios HP, o que permite que nós possamos com tecnologia, conectividade e comunicação, integrar as forças de segurança, permitindo com isto eficiência e estratégia no combate à criminalidade. Queria destacar ainda, que estes investimentos compõem uma importante estratégia que resulta nos números continuados de redução de criminalidade violenta no Estado do Pará. Hoje o Pará é referência em todo o Brasil no combate à criminalidade violenta. As estratégias eficazes do time da segurança pública têm se demonstrado absolutamente vencedoras, garantindo ações que proporcionem mais paz para a nossa população”, falou Helder Barbalho.

O secretário de segurança Pública do Estado, Ualame Machado, explica que essa é mais uma entrega proveniente do Fundo Estadual de Segurança Pública, que vem possibilitando aquisições importantes para as forças de segurança do Pará, em especial, a Polícia Militar, que ganha, entre outras, a renovação de coletes e pistolas para melhoria da atuação diária no enfrentamento ao crime.
“O Pará é um dos Estados que mais têm investido em segurança pública em todo o Brasil, sendo reconhecido por todos os estudos que abordam a área. Diante disso, estamos realizando uma entrega para a Polícia Militar de quase 20 milhões de reais, que representa 4.400 novos armamentos, 4.000 novos coletes balísticos, além disso, mil rádios que vão ajudar na comunicação entre as forças policiais que interagem no Estado. E isso representa um investimento já no semestre de mais de 85 milhões de reais na segurança pública, demonstrando que a segurança pública é uma prioridade deste Governo”, ressaltou o titular da Segup.
Comandante-geral da Polícia Militar do Estado, o cel. Dilson Júnior também ressaltou a importância dos equipamentos e o auxílio deles durante as atividades policiais. “Com essa aquisição de mais de 4 mil pistolas, completamos toda a troca de armamento da Polícia Militar, iniciada ainda em 2020, onde nós fizemos as primeiras aquisições. Com todo esse aparato, o Governo do Estado serve de exemplo para os demais Estados, não só na redução da criminalidade, mas mostrando a competência do seu corpo técnico na hora que consegue adquirir produtos de extrema qualidade, reconhecidos a nível mundial. Hoje também assinamos a ordem de serviço do nosso Fundo de Saúde da Polícia Militar, que é um fundo que consegue fazer toda a estratégia de política de saúde, não só para os policiais militares, mas também para os bombeiros militares. Depois de 47 anos, nós vamos ter a nossa sede própria do Fundo de Saúde e isso é de suma importância, pois iremos prestar uma assistência à saúde de qualidade ao servidor, e assim reverberar com um trabalho de excelência para a população”, destacou o comandante-geral da PM.

Entregas e assinatura - Durante o evento, realizado no Hangar - Convenções e Feiras da Amazônia, foram entregues 4.400 pistolas, modelo .40 Beretta APX, 4.000 coletes balísticos, 1.000 rádios transceptores digitais Motorola APX 900, totalizando quase 20 milhões de reais. A ação reforça o planejamento estratégico da Polícia Militar, que tem intensificado o reaparelhamento da tropa em todo o Estado.
No ato de entrega, o governador do Estado assinou também a ordem de serviço para a obra de construção da sede do Fundo de Saúde dos Servidores Militares (Funsau), na cidade de Belém. A nova unidade servirá de suporte para o atendimento de saúde aos policiais militares e bombeiros militares, com objetivo de garantir uma melhor assistência à saúde dos servidores da segurança pública.
Investimento e segurança - Com mais essa entrega realizada pelo Governo, por meio da Segup, já foram executados mais de R$ 100milhões em investimentos provenientes do Fundo Estadual de Segurança Pública (Fesp), nos últimos seis anos. Somente neste primeiro semestre, já foram investidos pelo governo do estado, mais de R$ 85milhões nas forças de segurança do Estado.
Entre as aquisições obtidas para o Estado estão novas viaturas, armamentos, equipamentos como fardas, coletes balísticos, novas unidades policiais, a exemplo de Batalhões de Polícia Militar e unidades de Polícia Civil, e ainda, embarcações, entre elas seis blindadas, mobiliários, computadores, aparelhos de alta tecnologia, como Raio X e equipamentos de perícia destinados à Polícia Científica do Estado, além de quadras de esportes e academias.