Estado e Business France discutem cooperação para novos empreendimentos
Reunião on-line com gestores da Codec marca nova etapa na relação entre as instituições e reforça a estratégia de internacionalização da Companhia
O Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico (Codec), realizou nesta segunda-feira (7) reunião on-line com a Business France - agência oficial do governo francês voltada à internacionalização de empresas e à promoção de investimentos estrangeiros. O encontro contou com a participação da gerente de Projetos Agropecuários da instituição, Myriam Hammadi, e marcou uma nova etapa na relação institucional entre a Codec e a Business France, iniciada em 2016, com ênfase no setor logístico.
A reunião foi conduzida pelas diretorias de Estratégia e Relações Institucionais (Deri) e de Atração de Investimentos e Negócios (Dain), com o objetivo de apresentar o modelo de atuação da Companhia, suas diretrizes estratégicas e o ambiente de negócios do Estado - principalmente o setor da bioeconomia.

A gerente Myriam Hammadi destacou os setores prioritários de atuação da Business France, como saúde (com ênfase na indústria farmacêutica), serviços e tecnologia, energia renovável, infraestrutura e agrotecnologia. Ela também demonstrou interesse direto nos segmentos de bioeconomia e agritech.
Potencial - A Codec apresentou suas principais iniciativas voltadas à atração de investimentos, estruturação de distritos industriais e estímulo ao desenvolvimento local, com destaque para cadeias produtivas como bioeconomia, agroindústria e energia sustentável. Também foi ressaltada a posição geográfica estratégica do Pará e o potencial da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena, voltada à exportação para Europa, Ásia e América do Norte.

Essa nova etapa no diálogo institucional já permitiu avanços importantes na identificação de sinergias, com destaque para a bioeconomia como eixo de interesse mútuo. Outro ponto debatido foi a política de incentivos fiscais e o processo de licenciamento ambiental. A equipe da Codec explicou que a Companhia atua em articulação com secretarias estaduais, como Fazenda (Sefa), Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) e Planejamento e Administração (Seplad), visando maior fluidez aos processos técnicos e segurança aos investidores.
“Esse diálogo reforça o compromisso da Codec em posicionar o Pará no radar de investimentos internacionais sustentáveis. A aproximação com a Business France é estratégica para consolidar novas parcerias institucionais e ampliar as oportunidades de cooperação”, avaliou Augusto César Anunciação, gerente de Relações Institucionais da Companhia.
Também participou do encontro o gerente de Comércio Exterior Eduardo Rodrigues. Segundo ele, a aproximação entre a Companhia e a Business France começou em 2016 voltada ao setor logístico, e agora se expande para áreas com alto potencial de cooperação, como agropecuária, bioeconomia e infraestrutura produtiva.

Perspectivas - Codec e Business France compartilham o mesmo propósito institucional: atrair e localizar empresas com potencial produtivo em seus territórios. A Business France atua como escritório de negócios da Embaixada da França no Brasil, enquanto a Codec é responsável por articular investimentos e estruturar ambientes favoráveis ao empreendedorismo no Pará.
A reunião foi considerada produtiva, abrindo caminhos concretos para novos diálogos entre a Codec e representantes de empresas francesas e paraenses, a fim de viabilizar projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e à inovação no setor produtivo.