Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CARAVANA DE CIDADANIA
English Version

Seju leva mais de 450 serviços a moradores de Baião e Mocajuba

Emissão de documentos e atualização do cadastro na plataforma gov.br foram os serviços mais solicitados

Por Igor Oliveira (SEJU)
04/07/2025 16h15

“Não conseguia acessar minha conta na plataforma gov.br e, por isso, não conseguia declarar meu imposto de renda. Já tinha tentado outras vezes antes, e estava até desanimada. Mas resolvi pedir apoio aqui na ação, e deu certo. Estou feliz que consegui resolver!”, contou a professora Patrícia Gomes, moradora do município de Baião, na Região de Integração Tocantins, uma das pessoas atendidas pela Caravana de Cidadania, que a Secretaria de Estado de Justiça (Seju) realizou no período de 30 de junho a 3 de julho.

Moradora conseguiu o documento de identidade

Além de Baião, a Seju atendeu a população de Mocajuba, na mesma região, realizando mais de 450 atendimentos em vários serviços, incluindo encaminhamento e emissão de documentos, como RG, certidão e 2ª via de CPF, além de regularização de cadastro na plataforma gov.br, que possibilita acesso à carteira de trabalho digital e ao seguro social.

Atualização - De acordo com a auxiliar da Coordenação de Cidadania e Ouvidora de Justiça, Cimara Vidal, a emissão de documentos foi um dos serviços mais requisitados. “A procura pela segunda via de certidão foi grande. Eram pessoas com documentos muito antigos, ainda escritos à caneta. Também alcançamos muitas pessoas que precisavam atualizar o cadastro na plataforma gov.br porque, se não regularizasse o acesso, provavelmente perderia benefícios”, explicou.

População procurou atualizar cadastro na plataforma gov.br

Também houve muita procura de pais pela carteira de identidade dos filhos. “É um documento exigido nas escolas e em outras instituições. Na Seju, temos o Projeto Meu Primeiro RG, voltado justamente para atender crianças até 12 anos. Foi um serviço bastante demandado, que, felizmente, pudemos atender”, acrescentou Cimara Vidal, destacando também a procura pelo RG com selo de identificação para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).