Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Governo entrega em Brasil Novo a 41ª Unidade Integrada Pro Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/08/2015 18h27

Neste sábado (29), os moradores do município de Brasil Novo, no sudoeste do Pará, recebem do Governo do Estado, a partir de convênio entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e a Norte Energia, empresa responsável pela construção e operação da Usina Hidrelétrica Belo Monte, a mais nova Unidade Integrada Pro Paz (UIPP).

A 41ª UIPP a ser entregue pelo Estado recebeu investimentos no valor de 962.733,98. Além desse valor, a Polícia Civil empregou cerca de R$ 350 mil em mobília, equipamentos de comunicação e eletrodomésticos. A unidade está localizada na travessa Tiradentes, centro da cidade, e está em condições de atender os quase 16 mil habitantes do município. A nova UIPP é vinculada à Superintendência Regional do Xingu, baseada em Altamira.

O espaço, que tem 1,2 mil metros quadrados de área construída, tem vários cômodos, sendo um total de 14 salas destinadas ao delegado, investigador, escrivão, cartório, à guarda de armamento, do comando da Polícia Civil, do comando da Polícia Militar, mediação de conflito e sala de custódia. No projeto, a UIPP de Brasil Novo conta com cozinha e banheiro, incluindo um para portadores de necessidades especiais. Mobiliário novo, como mesas, cadeiras e beliches, computadores, rádio-comunicadores e eletrodomésticos, também faz parte dos investimentos.

Segundo o diretor da nova UIPP de Brasil Novo, o delegado Rubens Ribeiro, o atendimento na nova unidade vai ser feito com muito mais aparato e conforto, tanto para os usuários quanto para os servidores. “Vamos ter melhor estrutura de delegacia de polícia, um local mais adequado para receber a população, além de alojamentos para os policiais civis e militares que terão um local específico para se instalar”, afirma.

As pessoas que procurarem pelos serviços de mediação de conflitos, jurisdição civil e Pro Paz vão contar com os profissionais e salas especializadas para o atendimento imediato. Além de estrutura física de qualidade, a população de Brasil de Novo poderá ser atendida pelos profissionais em salas específicas para cada ocorrência e circunstância.

A UIPP funciona com a diretriz da polícia comunitária, valorizando a prevenção de crimes e a identificação e resolução de problemas. O projeto visa fortalecer os laços com a comunidade, resgatando a confiança social e buscando a redução da violência e da criminalidade, favorecendo o processo de inclusão social e de difusão da cultura de paz. No mesmo espaço físico são oferecidos ações e serviços das polícias Civil e Militar, atendimento de profissionais do setor psicossocial durante 24 horas, ocorrências policiais e área de mediação de conflitos, além das áreas que trabalham as políticas sociais do governo, como o Programa Pro Paz.