Obras da nova Unidade de Acolhimento à Pessoas Idosas, em Belém, estão em fase final
As obras de construção da nova Unidade de Acolhimento à Pessoas Idosas (UAPI), localizada no conjunto Providência, no bairro de Val de Cães, estão em fase final. Com 99,11% dos serviços concluídos, o novo prédio apresenta projeto arquitetônico obedecendo as resoluções da Agência nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e do Conselho Nacional de Assistência Social.
Construída em uma área de 2.230 metros quadrados, a empresa responsável está finalizando a última etapa do projeto concebido para receber 50 idosos. Com a entrega da obra, serão transferidos os 37 idosos da Unidade de Acolhimento “Socorro Gabriel”, localizada no bairro do Jurunas.
A nova unidade é composta de sete blocos, com instalações destinadas às atividades de fisioterapia, sala de terapia ocupacional, enfermarias masculina e feminina, ambas adaptadas com 26 leitos, área administrativa, restaurante, capela, cozinha e lavanderia. A obra é um investimento do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), no valor de R$3.165.172,64.
O espaço vai funcionar como instituição de longa permanência para atendimento de idosos sem nenhuma referência familiar, e outros que apresentam grau de dependência três, os que necessitam de cuidados especiais. O atendimento será feito por profissionais que integram a equipe multiprofissional, composta de 03 assistentes sociais, 01 médico, 02 psicólogos, 02 fisioterapeutas, 01 terapeuta ocupacional, 06 enfermeiros, 34 monitores, 08 auxiliares administrativos, 06 agentes de portaria, 04 cozinheiros e 01 técnico de enfermagem.
“A unidade no bairro de Val de Cães apresenta uma área mais confortável e acolhedora tanto para os idosos, quanto para os que trabalham com esse segmento”, disse Inêz Terezinha Amaro da Silva, gerente da unidade.