Pará registra queda significativa nos índices de criminalidade no primeiro semestre de 2025
Redução resulta do reforço do policiamento ostensivo, adoção de tecnologias de monitoramento e intensificação de operações integradas ds forças de segurança

O Pará apresentou uma expressiva redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) durante o primeiro semestre de 2025. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), divulgados por meio do Sistema de Segurança Pública (SISP), nesta terça-feira (1º). A comparação com o mesmo período de 2024 revela uma queda consistente nos índices de violência letal, resultado de ações integradas e estratégias de segurança mais eficazes.

Segundo o SISP, todos os meses de 2025 registraram queda no número de homicídios. Fevereiro se destacou com a maior redução percentual: -21% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Em seguida, março apresentou queda de -13%, janeiro -10%, maio -9%, junho -7% e abril, com -1%, indicou estabilidade.
Para o comandante-geral da Polícia Militar do Pará (PMPA), coronel Dilson Júnior, a diminuição dos crimes violentos representa mais tranquilidade para a população.

“A redução acumulada no semestre é resultado de uma combinação de fatores, como o reforço do policiamento ostensivo, a adoção de tecnologias de monitoramento e a intensificação de operações integradas entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais, somados ao empenho do governo do Estado em priorizar a segurança pública”, destacou o coronel.
Coronel Dilson também ressaltou que, em relação ao acumulado de 2024, o primeiro semestre de 2025 apresenta o melhor desempenho da série histórica desde 2010.
Morador do bairro do Guamá, um dos mais populosos de Belém, o estudante de jornalismo Alexandre Lopes, 21 anos, confirma que tem percebido mudanças no cotidiano da comunidade.

“Antes, dava uma certa hora e a gente já não podia mais ficar na rua. Hoje em dia, esse medo diminuiu. Tem uma viatura na esquina da minha casa, e vejo rondas constantes no bairro”, contou.
A Polícia Militar do Pará tem desempenhado um papel decisivo nesse processo, atuando de forma ostensiva e preventiva nos 144 municípios paraenses. Com o aumento das rondas, reforço do efetivo, capacitação contínua dos policiais e uso estratégico de inteligência e tecnologia.