Hemopa recebeu doações de vários grupos de voluntários neste sábado
A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) celebra seus 37 anos de fundação completados este mês e o Dia Nacional do Voluntariado, comemorado na última sexta-feira, 28, junto com alguns colaboradores, por meio de ações da campanha “Agosto Vermelho”. Na manhã de sábado, 29, antigos e novos parceiros compareceram ao hemocentro em apoio à mesma, que já contabiliza mais de 5.200 comparecimentos e cerca de 3.800 coletas.
Segundo a gerente de Captação de Doadores, Juciara Farias, o hemocentro recebeu representantes de vários segmentos da sociedade: esportistas, comunidades, empresas e grupos voluntariados que foram exercer o ato solidário, com o único objetivo de ajudar centenas de pacientes da rede hospitalar do Estado que precisam de transfusão. “No Pará temos 60 mil doadores cadastrados, nesse momento aproveitamos para agradecer o gesto individual e/ou coletivo desses voluntários anônimos que doam o seu tempo, sua solidariedade e seu sangue para quem precisa”, observou Juciara Farias, ao agradecer a participação dos voluntariados.
A técnica em saúde e segurança do trabalho Lidice Souto, 29, é doadora desde 2012. Ela coordena o grupo Laboratório Clínico Sabin e ajuda a mobilizar e esclarecer dúvidas dos candidatos. “A importância da conscientização das pessoas em prol da solidariedade para salvar vidas é fundamental para que cada um faça a sua parte”, destaca. A campanha ''Sangue Corinthiano'' registrou 100 comparecimentos de torcedores do Sport Club Corinthians Paulista, que vieram reafirmar a parceria junto ao Hemopa.
O autônomo Ney Furtado, 39, participa do movimento “Juntos Somos Mais Fortes”, que é composto por membros da comunidade de Quatro Bocas, em Tomé Açu, nordeste do Estado. Ele é um dos organizadores da “Campanha em Prol das Crianças com Câncer”, parceiro do Instituto Áster que também marcou presença no hemocentro. O grupo realiza ações de responsabilidade social, e veio em um ônibus que trouxe 45 pessoas até a capital para aderir a campanha “Agosto Vermelho” e fazer suas doações. “Nós ajudamos de coração, a ação é independente e voluntária. Acreditamos que devemos ajudar ao próximo sem esperar nada em troca. É isso que representa a doação pra gente”, explica.
A empregada doméstica Cremilda Pereira da Silva, 41, se juntou à campanha do grupo Juntos Somos Mais Fortes do qual sua irmã faz parte. Ela realizou sua primeira doação neste sábado. “Está sendo muito bom, estou me sentindo feliz em dar este presente a todos que precisam e que vamos conseguir ajudar”, disse.
A coleta externa no Colégio Madre Celeste contou com mais de 100 candidatos a doação. Além disso, integrantes do projeto Vidas Por Vidas da Igreja Adventista do Sétimo Dia também contribuíram. E nos dias 31.08, 1° e 4.09 as ações continuam, com campanha da Marinha do Brasil que até o momento contabiliza quase 300 comparecimentos.
A “Agosto Vermelho” já tem os seguintes parceiros: Projeto Vida por Vidas, da Igreja Adventista do 7° Dia; grupo Atletas Solidários, times do Remo e do Paysandu; grupo de voluntários Trupe Palhaços Curativos; Tribunal de Justiça do Estado do Pará(TJPA) Tribunal de Contas do Estado (TCE); Assembleia Legislativa do Estado do Pará; secretarias de Estado do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), Planejamento (Seplan) e Comunicação (Secom); Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa); organização social Pará 2000; Banco da Amazônia; Movimento Vem Pará Rua; Polícia Federal; Marinha do Brasil/ 4° Distrito Naval; Comando Aéreo Regional (I Comar)/ Batalhão de Infantaria de Aeronáutica Especial de Belém; Centro de Instrução Comandante Braz de Aguiar (Ciaba); Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará; Hospital de Clínicas Gaspar Vianna; shoppings Castanheira, Boulevard e Pátio Belém; time de futebol americano Búfalo Belém; agência de publicidade CA Comunicação; e Xingu Futebol Americano.
Para doar sangue é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos – desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos –, pesar no mínimo 50 quilos, estar alimentado e descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial. Menores de 18 anos doam apenas com autorização do responsável. O homem pode doar a cada dois meses, e a mulher, a cada três.
Serviço: A Fundação Hemopa fica na travessa Padre Eutíquio, 2.109, em Batista Campos, e no acesso ao Pórtico Metrópole, na entrada do shopping Castanheira (BR-316, km 1). As coletas são feitas de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 17h. Mais informações pelo Alô Hemopa: 0800-2808118.