Atletas do Pará embarcam nesta terça-feira para os Jogos Escolares da Juventude
Os 142 atletas que representarão o Pará nos Jogos Escolares da Juventude, categoria A, que acontecem em Fortaleza, no Ceará, no período de 3 a 12 de setembro embarcam nesta terça-feira, 1, para participarem das competições. A delegação sairá de Belém às 8h.
Os alunos-atletas foram classificados na etapa estadual dos Jogos Estudantis do Pará (JEP) que aconteceu no período de 11 a 16 de agosto, com os vencedores das seletivas regionais que aconteceram nas cidades de Belém, São Miguel do Guamá, Maracanã, Ponta de Pedras, Curuçá, Moju, Portel e Marabá, nos meses de março e junho deste ano, onde participaram mais de 50 municípios do interior do estado e região metropolitana de Belém.
As seletivas regionais e a etapa estadual dos Jogos Estudantis do Pará foram promovidas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) por meio do Núcleo de Esporte e Lazer e em parceria com as prefeituras locais, com a finalidade de proporcionar uma educação integral; desenvolver o intercâmbio social desportivo entre os estudantes, fomentar as boas relações entre os professores e alunos, estabelecer uma união segura entre a classe estudantil, estimular a prática desportiva como instrumento imprescindível a superação do indivíduo.
Nos Jogos Escolares da Juventude os alunos competirão nas modalidades coletivas que são vôlei, futsal, handebol e basquete, masculino e feminino, e nas modalidades individuais que envolvem tênis de mesa, xadrez, luta olímpica, atletismo, natação, badminton, ciclismo e ginástica rítmica.
De acordo com Ana Glória Guerreiro, coordenadora do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), os jogos nacionais são muito importantes para esses atletas, pois todos têm a chance de mostrar o seu talento e quem sabe conseguirem ser convocados para as seleções brasileiras juvenis. “Esta é uma equipe promissora, estão se organizando para começarem a competir a nível nacional e se preparando para o futuro, pois os grandes atletas estão saindo dos Jogos Escolares da Juventude e essa é a oportunidade que os alunos possuem para se destacarem no esporte”, destacou.
Juventude - Maior competição estudantil do Brasil, os Jogos Escolares da Juventude reúnem jovens de 12 a 14 anos e de 15 a 17 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país, em 14 modalidades. A competição foi criada pelo Comitê Olímpico do Brasil em 2005 e conta com o apoio do Ministério do Esporte e do Grupo Globo.
Atualmente, o evento contempla mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40.000 escolas de 3.950 cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB, reúne em cada faixa etária cerca de 4 mil atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal.
O Comitê Olímpico do Brasil decidiu que a igualdade de gêneros será o tema dos Jogos Escolares da Juventude 2015, apoiando a campanha “Eles Por Elas”, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano a competição da categoria A, de 12 a 14 anos, será realizada na cidade de Fortaleza (CE), no período de 3 a 12 de setembro. Já a categoria B será realizada em Londrina (PR), no período de 12 a 21 de novembro.