Seduc participa do I Fórum do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA

Com o compromisso de garantir o direito à alfabetização e fortalecer a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no estado, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e municípios paraenses participaram, nesta quarta-feira (25), do I Fórum de Partilha do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA, na sede do Sindicato das Empresas de Vigilância, Cursos de Formação e Segurança Privada do Estado do Pará (Sindesp), no bairro do Marco, em Belém.
O evento, realizado por meio da Coordenação de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) da Seduc, reuniu representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Pará (Undime), Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), Fórum de EJA, articuladores regionais e técnicos do Ministério da Educação (MEC), além de formadores e alfabetizadores.
O objetivo do fórum é ampliar o diálogo entre os entes envolvidos na execução do Pacto Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA no Pará, socializar informações sobre os programas federais que compõem a política nacional de EJA e construir, de forma colaborativa, um plano de ação com metas prioritárias. Desde julho de 2024, o Estado integra a iniciativa do Governo Federal que busca erradicar o analfabetismo entre jovens, adultos e idosos brasileiros.
“Fiquei muito feliz em saber que o Estado do Pará vai ser o precursor de uma iniciativa tão bela para educar tanta gente, especialmente um público tão sensível que são nossos jovens e adultos ainda não alfabetizados - uma grande necessidade da sociedade paraense. Eu parabenizo demais a todos que estão aqui nesse evento, e todos que dedicam um pouquinho do seu tempo, da sua energia, do seu coração em prol de uma função tão nobre que é educar esse público especial. Parabéns a todos que estão aqui nesse evento, que a gente possa construir um belíssimo projeto daqui pra frente”, disse o secretário interino de Estado de Educação (Seduc), Ricardo Sefer.
A coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Ana Cláudia Neves, explicou o impacto da iniciativa. “O Pacto Pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA é um programa do Governo Federal que traz um conjunto de doze programas federais para serem implementados no Estado do Pará, a representação da Seduc/Consed, através da Coordenadoria da Educação de Jovens e Adultos fez uma grande mobilização nos municípios onde conseguimos a adesão dos 144 municípios. Programas como Pé de Meia/EJA, PDDE EQUIDADE, PNLD EJA (Livro Didático), ProJovem Urbano e Rural, Plataforma de Capacitação e o carro chefe do Pacto: o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que é considerado o maior programa de alfabetização de jovens e adultos da América Latina, chegou em julho de 2024”, destacou educadora que também coordena o Pacto/Seduc/Consed/Mec.

Como resultados do pacto no Pará neste primeiro ano de implementação do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), o Estado já apresenta avanços significativos como, por exemplo, adesão dos 144 municípios paraenses ao Pacto; todos os municípios do estado contam com turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, desses, 139 irão implantar turmas específicas de alfabetização de jovens, adultos e idosos; adesão ao programa Pé-de-Meia/EJA, que atende cerca de 20 mil estudantes; adesão ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD/EJA); e ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE/EJA/EQUIDADE), que está em andamento.
Ao todo, 22 articuladores, 44 formadores regionais, 9 técnicos de apoio do MEC e alfabetizadores populares e 20 da Seduc e Undime participaram do I Fórum do Pacto pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da EJA.
“Ao assinar este Pacto o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Educação, assumiu o compromisso de também de superar o analfabetismo de jovens e adultos, temos plena convicção que garantir o direito de saber ler e escrever irá contribuir com o desenvolvimento social da população no Pará. Ninguém ficará para trás, a caravana de alfabetização de jovens e adultos irá chegar nos municípios, orientamos que as pessoas procurem um alfabetizador popular, na DRE de sua Região de Integração ou na Secretaria Municipal de Educação local e aprenda a ler e escrever”, finalizou a coordenadora Ana Cláudia Neves.